Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Na sequência das edições anteriores vimos solicitar a acreditação deste curso uma vez que este engloba módulos e matérias que não pertenceram a cursos anteriores.
Esta iniciativa pretendeu criar um espaço de formação e atualização, com vista a um melhor desempenho profissional dos professores do Ensino Básico – 1º Ciclo, das escolas da região de Trás-os-Montes, bem como, reforçar e consolidar o papel da UTAD na região e no país, como motor de desenvolvimento.
Pensamos que a forma como, este curso, está estruturado terá sido uma mais valia para o sucesso que obtivemos, ou seja, a estrutura em módulos em que se abordaram diferentes temas foi, segundo os formandos, bastante motivador.
Tem sido nossa preocupação a diversificação das temáticas indo, por um lado, de encontro aos interesses dos formandos e, por outro, a sua permanente atualização.
No seguimento desta estrutura, propomos, neste XII Curso, os seguintes módulos:
– Didática, Educação do Consumidor, Educação em Ciência, Tradições e Património Cultural e Recursos Naturais, Fisiologia Humana, Educação Matemática e Psicologia.
Consideramos que a formação contínua de professores deve orientar-se de perspetivas inovadoras, que não utilizem preferencialmente sessões formais mas que valorizem as atividades de (auto)formação participada e da formação mútua, estimulando uma “reflexão na prática e sobre a prática”.
1 – Formação presencial/em sala (turma)
A avaliação expressar-se-á de forma quantitativa utilizando a escala de 1 a 10 valores com base num relatório.
Os critérios de avaliação do relatório são os seguintes:
– critérios formais (10%): extensão (2 a 3 páginas A4), tipo de letra (Times New Roman 11), alinhamento (justificado) e espaçamento (1,5)
– reflexão crítica (90%) – balanço global da formação, aplicabilidade das temáticas, contributos para mudanças nas práticas profissionais e sugestões.
Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso