Descrição
A violência no namoro, por lei, integra-se na violência doméstica. No entanto, por vezes, este assunto é descurado. Existe uma tendência em desvalorizar os sinais de agressões nas relações de namoro, pois ainda está associado a alguns mitos.
Atualmente, é um problema social e de saúde que deve ser tratado com todo o cuidado e apoio. Estima-se que entre 20 e 30 por cento dos adolescentes já tenham vivido situações de violência em relacionamentos de namoro.
Face ao exposto convém reforçar a importância da deteção precoce, assim como a educação dos jovens no sentido da prevenção desta realidade.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
• Compreender a problemática social da violência no namoro;
• Promover competências para a sinalização de relações de namoro violentas e prevenção das mesmas.
Módulo I – Enquadramento Teórico
Conceito e Enquadramento Legal
Formas de Violência no Namoro
Ciclo da Violência
Crenças e Perceções da Violência no Namoro
Módulo II – Diagnóstico e Avaliação de uma Relação de Namoro Violenta
Perfil das Vítimas e dos Agressores
Preditores da violência no namoro e durante a adolescência
Consequências e impactos de uma relação violenta
Instrumentos e Questionários
Módulo III – Como Agir na Prevenção da Violência no Namoro
Estratégias de prevenção
Exemplos de Campanhas de Sensibilização
Módulo IV – Casos Práticos
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.