Descrição
Perfil de Entrada:
Os(as) formandos(as) devem ter mais de 18 anos e possuir o nível 2 – 6ºano e/ou nível 4 – 9ºano de escolaridade. Considerando que se trata de um curso de curta duração e com uma componente prática, poderão ser aceites trabalhadores que, mesmo sem o nível mínimo de escolaridade, saibam ler e escrever e tenham experiência profissional de pelo menos 6 meses.
Deve realizar o pagamento da formação, conforme valor proposto.
Perfil de Saída:
O(a) formando(a) é atribuída uma qualificação parcial, com base em formação técnica especializada, não atribuindo um nível de qualificação. Os(as) formandos(as) mantêm o mesmo nível de qualificação com que entraram na formação.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa.
Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa.
Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros.
Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida.
Planeamento e organização do trabalho
Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
Atitude, trabalho e orientação para os resultados
Conceito de plano de ação e de negócio
Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
Análise de experiências de negócio
Negócios de sucesso
Insucesso nos negócios
Análise SWOT do negócio
Pontos fortes e fracos
Oportunidades e ameaças ou riscos
Segmentação do mercado
Abordagem e estudo do mercado
Mercado concorrencial
Estratégias de penetração no mercado
Perspetivas futuras de mercado
Plano de ação
Elaboração do plano individual de ação
Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
Processo de angariação de clientes e negociação contratual
Estratégia empresarial
Análise, formulação e posicionamento estratégico
Formulação estratégica
Planeamento, implementação e controlo de estratégias
Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
Estratégias de internacionalização
Qualidade e inovação na empresa
Estratégia comercial e planeamento de marketing
Planeamento estratégico de marketing
Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
Elaboração do plano de marketing
Projeto de promoção e publicidade
Execução de materiais de promoção e divulgação
Estratégia de I&D
Incubação de empresas
Estrutura de incubação
Tipologias de serviço
Negócios de base tecnológica | Start-up
Patentes internacionais
Transferência de tecnologia
Financiamento
Tipos de abordagem ao financiador
Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …)
Plano de negócio
Principais características de um plano de negócio
Objetivos
Mercado, interno e externo, e política comercial
Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
Etapas e atividades
Recursos humanos
Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
Desenvolvimento do conceito de negócio
Proposta de valor
Processo de tomada de decisão
Reformulação do produto/serviço
Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
Desenvolvimento estratégico de comercialização
Estratégia de controlo de negócio
Planeamento financeiro
Elaboração do plano de aquisições e orçamento
Definição da necessidade de empréstimo financeiro
Estimativa dos juros e amortizações
Avaliação do potencial de rendimento do negócio
Acompanhamento da consecução do plano de negócio
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
No âmbito da avaliação, enquanto parte integrante do processo formativo, A Saber Transmitir assegurar um sistema formal e rigoroso de avaliação, privilegiando as seguintes dimensões de análise:
– Avaliação sumativa dos formandos (50%), com base na realização de fichas de trabalho e/ou testes escritos ou orais;
– Avaliação formativa dos formandos (40%), com base na realização de simulações e/ou trabalhos de individuais/grupo;
– Avaliação comportamental (10%), com base na participação ativa nas sessões;
Os(as) formandos(as) são classificados de acordo com a seguinte escala: Escala de Avaliação a utilizar: 0 a 5 valores (Muito Insuficiente); 6 a 9 valores (Insuficiente); 10 a 13 valores (suficiente); 14 a 17 valores (Bom); 18 a 20 valores (Muito Bom);
No final da formação, os(as) formandos(as) receberão:
– Certificado de Formação Profissional/Certificado de Qualificações, emitido na plataforma SIGO, nos termos da Portaria n.º 474/2010, de 08 de abril, desde que se verifiquem cumulativamente as seguintes condições:
1. O(A) formando(a) tenha uma assiduidade de 90% relativamente à duração total da ação;
2. O(A) formando(a) tenha concluído o curso com avaliação final positiva.
– Passaporte Qualifica, emitido na plataforma SIGO, onde constam todas as qualificações e competências adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida do adulto.


