Descrição
Critérios de Seleção
Apenas haverá aplicação de processo de selecção a formandos, se o número de formandos interessados em frequentar a acção de formação for superior ao número de vagas disponíveis. Em caso de processo de selecção, os critérios a considerar serão:
? Verificação completa dos requisitos de frequência;
? Ordem de chegada de candidaturas;
? Entrega da documentação para formalização da candidatura;
? Motivação e interesse demonstrados em ingressar no curso de Formação;
? Comportamentos demonstrados em entrevista.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar os formandos de conhecimentos específicos para:
Aplicar o protocolo de instalação ao cliente.
Adequar as condições ambientais do local de trabalho à aplicação da aromaterapia e fitoterapia aos tratamentos estéticos.
Identificar e aplicar as características dos óleos e suas especificidades nos tratamentos estéticos.
Identificar e aplicar as características das plantas e sua especificidade nos tratamentos. estéticos.
Organização física do espaço de trabalho
Equipamento, distribuição, ocupação do espaço
Caracterização de material
Efeitos, uso e cuidados do material
Protocolo de instalação do/a cliente
Preparação do posto de trabalho
Receção e instalação do/a cliente
Ficha técnica
Plano do trabalho a executar
Preparação do material e mesa de trabalho
Preparação da profissional para a atividade a efetuar
Mãos e os utensílios
Ginástica preparatória das mãos
Manejo prático dos utensílios
Aromaterapia
Breve historial
Oriente
Ocidente
Nos nossos dias/atualidade
Aroma das plantas
Importância dos aromas
Óleos essenciais (O.E.)
Obtenção/métodos
Destilação
Maceração
Expressão
Extração por solvente
Massagem com óleos essenciais
Indicações, contraindicações
Ambiente propício ao tratamento
Fitoterapia
Conceito
Breve historial
Vantagens e riscos
As plantas enquanto cosmético natural
Principais utilizações e principais plantas nos cuidados de beleza
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO
No início da ação, será realizada pelo respetivo Formador uma avaliação de diagnóstico, com o objetivo de aferir as competências iniciais dos formandos já adquiridas por via da experiência ou outros contextos de aprendizagem informais ou não formais.
Esta avaliação de diagnóstico concretizar-se-á através da aplicação de um conjunto de questões aos formandos para evidenciar as competências já adquiridas.
AVALIAÇÃO FORMATIVA/SUMATIVA
A avaliação da aprendizagem compreende uma componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do Curso e baseada na realização das actividades Formativas propostas e, por outro lado, uma componente de Avaliação Final, baseada na realização de uma actividade Final que assumirá a forma de um Teste ou trabalho Online.
Para efeitos de certificação conferida pela conclusão de uma unidade de competência ou de formação de curta duração, o formando deve obter uma avaliação com aproveitamento.
A conclusão com aproveitamento de uma formação modular dá lugar à emissão de certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
Para efeitos de conclusão da formação modular com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total. Sempre que o limite estabelecido não for cumprido, cabe à entidade formadora, nos termos do respectivo regulamento interno, apreciar e decidir, casuisticamente, sobre as justificações apresentadas pelo adulto, bem como desenvolver os mecanismos de recuperação necessários ao cumprimento dos objectivos inicialmente definidos.