UFCD: 7853 Ideias e oportunidades de negócios

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Descrição

Apenas haverá aplicação de processo de selecção a formandos, se o número de formandos interessados em frequentar a acção de formação for superior ao número de vagas disponíveis. Em caso de processo de selecção, os critérios a considerar serão:
? Verificação completa dos requisitos de frequência;
? Ordem de chegada de candidaturas;
? Entrega da documentação para formalização da candidatura;
? Motivação e interesse demonstrados em ingressar no curso de Formação;
? Comportamentos demonstrados em entrevista.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos específicos para:
Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.


Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
Noção de negócio sustentável
Identificação e satisfação das necessidades
Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
Conceito básico de negócio
Como resposta às necessidades da sociedade
Das oportunidades às ideias de negócio
Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)
Descrição de uma ideia de negócio
Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
Formas de recolha de informação
Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
Indireta – através de associações ou serviços especializados – públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
Tipo de informação a recolher
O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
Os produtos ou serviços
O local, as instalações e os equipamentos
A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
Os meios de promoção e os clientes
O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
Análise de experiências de criação de negócios
Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
Por setor de atividade/mercado
Por negócio
Modelos de negócio
Benchmarking
Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
Parceria de outsourcing
Franchising
Estruturação de raiz
Outras modalidades
Definição do negócio e do target
Definição sumária do negócio
Descrição sumária das atividades
Target a atingir
Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
Meios e recursos de apoio à criação de negócios
Serviços e apoios públicos – programas e medidas
Banca, apoios privados e capitais próprios
Parcerias
Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
Análise do negócio a criar e sua validação prévia
Análise crítica do mercado
Estudos de mercado
Segmentação de mercado
Análise crítica do negócio e/ou produto
Vantagens e desvantagens
Mercado e concorrência
Potencial de desenvolvimento
Instalação de arranque
Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
Tipos de negócio
Natureza e constituição jurídica do negócio
Atividade liberal
Empresário em nome individual
Sociedade por quotas
Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)



1 – Formação presencial/em sala (turma)


AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO
No início da ação, será realizada pelo respetivo Formador uma avaliação de diagnóstico, com o objetivo de aferir as competências iniciais dos formandos já adquiridas por via da experiência ou outros contextos de aprendizagem informais ou não formais.
Esta avaliação de diagnóstico concretizar-se-á através da aplicação de um conjunto de questões aos formandos para evidenciar as competências já adquiridas.

AVALIAÇÃO FORMATIVA/SUMATIVA
A avaliação da aprendizagem compreende uma componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do Curso e baseada na realização das actividades formativas propostas e, por outro lado, uma componente de Avaliação Final, baseada na realização de uma actividade final que assumirá a forma de um Teste final.


Para efeitos de certificação conferida pela conclusão de uma unidade de competência ou de formação de curta duração, o formando deve obter uma avaliação com aproveitamento.
A conclusão com aproveitamento de uma formação modular dá lugar à emissão de certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
Para efeitos de conclusão da formação modular com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total. Sempre que o limite estabelecido não for cumprido, cabe à entidade formadora, nos termos do respectivo regulamento interno, apreciar e decidir, casuisticamente, sobre as justificações apresentadas pelo adulto, bem como desenvolver os mecanismos de recuperação necessários ao cumprimento dos objectivos inicialmente definidos.


 

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