Descrição
Critérios de Seleção
Apenas haverá aplicação de processo de selecção a formandos, se o número de formandos interessados em frequentar a acção de formação for superior ao número de vagas disponíveis. Em caso de processo de selecção, os critérios a considerar serão:
? Verificação completa dos requisitos de frequência;
? Ordem de chegada de candidaturas;
? Entrega da documentação para formalização da candidatura;
? Motivação e interesse demonstrados em ingressar no curso de Formação;
? Comportamentos demonstrados em entrevista.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar os formandos de conhecimentos específicos para:
Reconhecer as áreas de intervenção de um administrador de base de dados.
Definir e implementar um plano de instalação de um sistema de base de dados.
Proceder à gestão e instalação de base de dados.
Áreas de intervenção de um administrador de base de dados
Manutenção do equipamento, da rede e do sistema operativo e do servidor File/Print
Manutenção do sistema de base de dados
Plano de instalação de um sistema de base de dados
Gestão da instalação de base de dados
Configuração do servidor
Gestão de dispositivos
Gestão de base de dados
Gestão dos objetos de base de dados
Gestão de modelos de logins
SQL Scripts
Modelo de backup
Partilha de tarefas
Gestão de alertas
Gestão de atividade dos utilizadores
Dispositivos em base de dados
Criação, alteração e remoção de dispositivos
Gestão de base de dados
Criação de uma base de dados
Opções de base de dados
Operações sobre a base de dados
Utilizadores de base de dados
Grupo de utilizadores
Perfil de utilizador
Segurança de base de dados
Níveis de segurança
Hierarquia da segurança
Permissões sobre objetos
Procedimentos de segurança de dados
1 – Formação presencial/em sala (turma)
AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO
No início da ação, será realizada pelo respetivo Formador uma avaliação de diagnóstico, com o objetivo de aferir as competências iniciais dos formandos já adquiridas por via da experiência ou outros contextos de aprendizagem informais ou não formais.
Esta avaliação de diagnóstico concretizar-se-á através da aplicação de um conjunto de questões aos formandos para evidenciar as competências já adquiridas.
AVALIAÇÃO FORMATIVA/SUMATIVA
A avaliação da aprendizagem compreende uma componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do Curso e baseada na realização das actividades formativas propostas e, por outro lado, uma componente de Avaliação Final, baseada na realização de uma actividade final que assumirá a forma de um Teste final.
Para efeitos de certificação conferida pela conclusão de uma unidade de competência ou de formação de curta duração, o formando deve obter uma avaliação com aproveitamento.
A conclusão com aproveitamento de uma formação modular dá lugar à emissão de certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
Para efeitos de conclusão da formação modular com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total. Sempre que o limite estabelecido não for cumprido, cabe à entidade formadora, nos termos do respectivo regulamento interno, apreciar e decidir, casuisticamente, sobre as justificações apresentadas pelo adulto, bem como desenvolver os mecanismos de recuperação necessários ao cumprimento dos objectivos inicialmente definidos.