Descrição
O turismo é considerado um dos setores que mais tem crescido ao longo dos anos e cada vez mais assistimos a um impacto da criatividade como fator decisivo perante o mercado turístico. A criatividade conquistou um novo espaço nas ciências sociais, onde ganhou um valor adicional em campos diferentes como o económico, social, política e cultural.
Este curso apresenta, através de várias ideologias, como pode ser utilizada essa criatividade para benefício do turismo.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Este curso visa permitir que os formandos conheçam e apliquem os principais conceitos, técnicas e ferramentas do turismo, focando a criatividade para as respostas das necessidades atuais no mercado turístico.
Módulo I – Introdução ao Turismo. Componentes e Operações do Turismo
Conceito de turismo
Principais núcleos de atrações turísticas
Formas de exploração de alojamentos turísticos e restauração
Noção e caracterização de produtos turísticos
Módulo II – Sociologia do Lazer
Tempo e tempo livre
Conceito de Lazer
Características sociológicas
Técnicas metodológicas de investigação
Módulo III – Normas de Segurança no Turismo
Importância da prática do turismo seguro
Segurança na prática turística
Os riscos da atividade turística
Consulta da legislação de segurança no turismo
Módulo IV – Inclusão da Criatividade
Conceito de criatividade
Evolução da criatividade
Análise de atividades criativas
Empreendedorismo criativo
Módulo V – Análise de Nichos no Mercado Turístico
Conceito de nichos de mercado
Formas de análise do mercado
Comportamento e motivações do consumidor
Mecanismos na tomada de decisão para um produto turístico
Módulo VI – Gestão de Qualidade dos Destinos Turísticos. Marketing Turístico
Componentes de produto turístico
Critérios de excelência
Gestão da qualidade dos destinos turísticos
Segmentação do marketing turístico
Módulo VII – Dinamização e Condução de Atividades de Animação em Contexto Turístico
Conceito de animação turística
Objetivos e vantagens económicas da animação turística
Papel do animador turístico
Técnicas de promoção de animação
Módulo VIII – Turismo Cultural vs. Criativo
Conceito turismo cultural
Diferenciação no mercado
Principais vantagens do turismo criativo
Visão da oferta turística (Relação dos residentes)
Módulo IX – Implementação da Criatividade no Turismo
Evolução histórica do turismo criativo
Caracterização de atividades criativas
Atividades criativas no turismo
Módulo X – Impacto Económico do Turismo Criativo
Vantagens competitivas do turismo criativo
Impacto económico para a oferta turística
Avaliação financeira do mercado
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.