Descrição
Entendemos como “família” o lugar onde naturalmente nascemos, crescemos e morremos, contudo ao longo deste percurso, possamos indo tendo mais do que uma família. Assim, é um espaço privilegiado para a elaboração e aprendizagem de dimensões significativas da interação: os contactos corporais, a linguagem, a comunicação, as relações interpessoais; é um espaço de vivência de relações afetivas profundas: a filiação, a fraternidade, o amor, a sexualidade…numa trama de emoções e afetos positivos e negativos que, na sua elaboração, vão dando corpo ao sentimento de sermos quem somos e de pertencermos àquela e não a outra qualquer família. A família também deve ser vista, como um grupo institucionalizado, relativamente estável, e que constitui uma importante base da vida social. Tudo isto faz da família um objeto de estudo de diferentes disciplinas científicas e um campo de investigação pessoal.
A terapia familiar surge como uma abordagem psicoterapêutica que procura alterar as interações entre os membros da família e pretende, ao mesmo tempo, melhorar o funcionamento de cada membro. A abordagem compreende, em geral, o trabalho com a família como grupo, embora possa prosseguir com um único membro ou subgrupo da família.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar os formandos de conhecimentos no contexto da terapia familiar/sistémica, e sobre a utilização de técnicas de avaliação e intervenção psicológica neste domínio.
Módulo I – Enquadramento Teórico
Perspetiva Histórica
Família como “sistema”
Modelos/Abordagem/Escolas de Terapia Familiar
. Sistémica
. Estrutural
. Estratégica
. Escola de Milão
. Escola Construtivista
. Psicanalítica
Módulo II – Desenvolvimento Familiar/Avaliação
A formação do casal
Família com filhos pequenos
Família com filhos na idade escolar
Família com filhos adolescentes
Família com filhos adultos
O ciclo de vida da família
Avaliação Clínica
Módulo III – Processo Terapêutico Sistémico
Entrevista
O Processo de Terapia
O Papel do Terapeuta
Intervenções
Módulo IV – Formação do Terapeuta
Formação Especializada
Contraindicações
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.