Descrição
Um dos grandes desafios colocados às entidades do Terceiro Setor é o de que, para além de conseguirem acompanhar a mudança da sociedade, satisfaçam ainda as exigências dos seus clientes. Como tal, impõe-se que estas entidades promovam serviços de qualidade ajustados às necessidades sociais e que assegurem a melhoria contínua. Por isso, a implementação de sistemas de gestão da qualidade baseados na norma NP EN ISO 9001:2015 é uma medida que permite não só aumentar a eficiência da organização como demonstrar perante terceiros um elevado padrão de rigor e organização. Desta forma, as organizações de cariz social, podem implementar a ISO 9001 tendo em vista os seguintes benefícios: melhorar a oferta de produtos e serviços; orientar o foco da organização no aumento da satisfação do cliente; fidelizar e captar novos clientes; tratar os riscos e oportunidades; maior notoriedade e melhoria de imagem perante o mercado e sociedade em geral.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
O Curso de Sistema de Gestão da Qualidade nas Organizações Sociais visa capacitar os profissionais a compreenderem, adaptarem e implementarem eficazmente um sistema de gestão da qualidade (SGQ) específico para o contexto das organizações sociais:
– Identificar os requisitos da norma de gestão da qualidade NP EN ISO 9001:2015;
– Gerir o conhecimento organizacional necessário à implementação de um sistema de gestão da qualidade;
– Identificar as necessidades de manutenção e melhoria do sistema de gestão da qualidade.
Fundamentos do Sistema de Gestão da Qualidade
– Conceitos-chave sobre gestão da qualidade
– Princípios de gestão da qualidade
– Abordagem à norma NP EN ISO 9001:2015
– O processo de certificação
Contexto da organização
– Contexto
– Âmbito
– Organização por processos
Liderança
– Compromisso
– Política da qualidade
– Funções, responsabilidades e autoridades organizacionais
Planeamento
– Riscos e oportunidades
– Objetivos, indicadores e metas
Suporte
– Recursos
– Comunicação
– Informação documentada
Operacionalização
– Planeamento e controlo operacional
– Requisitos e desenvolvimento de produtos e serviços
– Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos
Avaliação do desempenho
– Monitorização, medição, análise e avaliação
– Auditoria interna
Melhoria
– Não conformidade e ação corretiva
– Melhoria contínua
Aplicação prática de implementação de um SGQ
– Motivos para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade nas organizações sociais
– Impactos da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade nas organizações sociais
– Estudo de caso.
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
Avaliação Diagnóstica: aferir as competências já adquiridas dos(as) formandos(as).
Avaliação Contínua: acompanhamento do progresso da aprendizagem dos(as) formandos(as).
Avaliação Sumativa: aferição dos conhecimentos e competências adquiridas pelos(as) formandos(as) através da realização de trabalhos ou testes.
Concluído o processo de avaliação e mediante aproveitamento na presente formação, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho.