Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
/// Reconhecer a importância da implementação ISO 9001 e ISO 14001;
/// Conhecer os requisitos das normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015.
/// Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente
o Significado da sigla ISO
o Vantagens e custos de um Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente
o Certificação da qualidade e ambiente
o Validade dos certificados
o Etapas para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente
/// Gestão por Processos
o Abordagem por processos e seus benefícios
o Ciclo PDCA
o Processo documentado
/// Pensamento Baseado no Risco
o Riscos e oportunidades
o Orientação estratégica
o Tratamento do risco e oportunidades
o Registo de ações para tratar riscos e oportunidades
o Avaliação da conformidade legal
/// Contexto da Organização
o Compreender a organização e o seu contexto
o Compreender as necessidades e as expetativas das partes interessadas
o Determinar âmbito
/// Liderança
o Liderança e compromisso
o Foco no cliente
o Política
o Funções, responsabilidades e autoridades organizacionais
o Resultados pretendidos e evidências a demonstrar
/// Planeamento
o Ações para tratar riscos e oportunidades
o Objetivos e como os atingir
o Planeamento das alterações
o Resultados pretendidos e evidências a demonstrar
/// Suporte
o Recursos
o Competências Consciencialização
o Comunicação
o Informação documentada
o Resultados pretendidos e evidências a demonstrar
/// Operacionalização
o Planeamento e controlo operacional
o Design e desenvolvimento de produtos e serviços
o Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos
o Produção e prestação do serviço
o Libertação de produtos e serviços
o Controlo de saídas não conformes
o Requisitos para produtos e serviços
o Resultados pretendidos e evidências a demonstrar
/// Avaliação do Desempenho
o Monitorização, medição, análise e avaliação
o Auditoria interna
o Revisão pela gestão
o Resultados pretendidos e evidências a demonstrar
/// Melhoria
o Melhoria
o Não conformidade e ação corretiva
o Melhoria contínua
o Resultados pretendidos e evidências a demonstrar
5 – Formação a distância (outros)
Os formandos serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: Domínio dos Conteúdos (25%) / Generalização dos Saberes (25%) / Sentido das Responsabilidades (20%) / Participação (15%) / Relacionamento Interpessoal (com formador e colegas) (15%). Os formandos são avaliados de 0 a 20 valores em cada um destes itens e a Apreciação Global resulta da média ponderada dos itens anteriores.
Os formandos só concluem com aproveitamento caso cumpram os requisitos de assiduidade e obtenham uma apreciação global igual ou superior a 9,5 valores.