Primeiros Socorros: Princípios gerais

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Descrição

Os Primeiros Socorros são, por definição, o conjunto de medidas tomadas na presença de um acidente ou doença súbita, no sentido de melhorar, ou pelo menos estabilizar, o estado da vítima. Para que estas medidas sejam executadas de forma correta, é fundamental que a pessoa que presta socorro possua conhecimentos gerais de primeiros socorros visando a estabilização da situação de uma vítima de acidente ou doença súbita até à chegada de profissionais especializados.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Conhecer os princípios básicos de primeiros socorros para responder de uma forma geral às necessidades criadas por situações de acidentes ou doença súbita visando a estabilização da vítima até à chegada de profissionais especializados.


I. Introdução aos Primeiros Socorros
1. Sistema Integrado de Emergência Médica
1.1. As fases do SIEM
1.2. Princípios gerais do socorrismo
2. Exame Geral da Vítima
2.1. Exame primário
2.2. Exame secundário
II. Tipos de acidente
1. Comportamento perante o sinistrado
2. Exame do sinistrado Socorros de urgência
III. Acidentes Profissionais
1. Corte / Amputação
2. Esmagamento
3. Queimaduras por corrente elétrica
4. Acidentes Respiratórios Acidentes Digestivos
IV. Plano de Ação do Socorrista
1. A cadeia de sobrevivência
2. Suporte Básico de Vida – SBV
3. Obstrução das Vias Aéreas – OVA Posição Lateral de Segurança – PLS
V. Aplicação Prática
1. Simulação de situações reais do dia a dia



1 – Formação presencial/em sala (turma)


AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU INICIAL
No início da formação será realizada uma avaliação de diagnóstico com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos iniciais dos formandos sobre as temáticas do curso. A avaliação poderá ser feita através de uma prova escrita individual/grupo e/ou oral.

AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL
A avaliação das aprendizagens incide sobre as duas componentes de formação, teórica e prática. No que respeita à avaliação prática, os formandos durante a ação de formação desenvolverão diversas atividades práticas, pelo que, o registo dessas atividades será feito pelo formador através de uma grelha de avaliação com a identificação dos indicadores a avaliar. No final da ação, é
realizado um teste de avaliação de conhecimentos que incide sobre todas as temáticas abordadas durante a ação de formação. A avaliação prática e teórica(escrita) é de carater individual.

MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
– Avaliação diagnóstica – oral (início da ação)
– Atividades práticas (durante a ação)
– Teste de Avaliação de Conhecimentos (final da ação)

ESCALA DE AVALIAÇÃO: 0 a 20 valores

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
– Avaliação das Aprendizagens – Componente Teórica (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
– Avaliação das Aprendizagens – Componente Prática (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores

APROVEITAMENTO:
Considera-se que o formando obteve aproveitamento quando apresenta uma avaliação final igual ou superior a 10 valores.


A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final igual à média da classificação final obtida na componente teórica e prática.


 

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