Português Língua Estrangeira – Nível B1.1. (2º semestre)

Utad

Partilhar

Descrição


Localidade
Vila Real




Data Início
18/02/2025




Data Fim
03/06/2025




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Os objetivos elencados a seguir estão em consonância com as finalidades do QuaREPE (Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro) e assentam num pressuposto basilar: desenvolver nos alunos competências gerais e específicas (de acordo com contextos pragmáticos particulares) em língua portuguesa.

Consideremos alguns objetivos pressupostos para o nível B.1.1:

– “[O aluno] é capaz de comunicar com razoável correção, em contextos habituais de comunicação, apesar das influências óbvias da língua materna. O que exprime é claro, apesar da ocorrência de alguns erros.”

– “[O aluno] é capaz de narrar uma história, eventualmente um livro ou um filme, dando conta da sua opinião.”

– “[O aluno] é capaz de expressar emoções e sentimentos, tais como: alegria, surpresa, amizade, tristeza, curiosidade relativamente a factos.”


– Saudar alguém

– Trocar informações pessoais

– Aconselhar / Dar sugestões

– Caraterizar, física e psicologicamente, uma pessoa e descrever objetos / situações

– Pedir / Dar uma informação

– Falar de objetivos e manifestar preferências / opiniões

– Aceitar / Recusar um convite

– Localizar-se no tempo e no espaço e falar sobre o futuro

– Dar uma ordem / Fazer um pedido

– Narrar um facto / um acontecimento

– Manusear conteúdos lexicais basilares (expressões de tempo, família, cores, vestuário, alimentação, profissões, partes da casa, tempos livres, vida pública e social)

– Manusear conteúdos fonéticos / fonológicos (vogais / consoantes / sílabas / acentuação)

– Competências pessoais e profissionais;

– Cursos de línguas;

– Estereótipos / estilos de vida / iconografia;

– Mundo académico;

– Mercado de trabalho;

– Gíria de estudante;

– Festas e tradições / expressões idiomáticas / provérbios;

– Imigração / Emigração;

– Empréstimos linguísticos;

– Correspondência empresarial;

– Comunicação telefónica;

– Família / relações pessoais;

– Imprensa;

– Atualidade;

– Geografia;

– Sociedade;

– Economia;

– Meios de comunicação;

– Variedades do Português: a especificidade do Português de Angola e do Português do Brasil;

– Desporto e respetiva gíria;

– Património;

– Tradições / Música (Géneros musicais) / Dança / Festivais;

– Religião;

– Gastronomia;

– Personalidades…

A consecução dos objetivos deste programa pressupõe o contato oral / escrito com textos de várias tipologias adaptados ao nível B1.1, a saber:

– textos de Literatura de tradição oral (lendas, fábulas, provérbios, entre outros);

– textos literários (narrativos, poéticos e dramáticos, em versão integral ou abreviada);

– letras de canções (eruditas ou populares);

– textos de Imprensa / textos de opinião;

– textos publicitários e turísticos;

– textos administrativos / utilitários.

O trabalho deste espólio textual (com sua hermenêutica particular) será complementado com manifestações artísticas (orais, pictóricas ou escritas) consideradas pertinentes, sendo por conseguinte, ponto de partida e de chegada para exercitação prática e aferição de conhecimentos explícitos relativos à dimensão linguística e cultural do Português Europeu e suas variantes




A avaliação, de acordo com o Regulamento Pedagógico, será consubstanciada em conformidade com o disposto no QuaREPE, integrando as seguintes componentes:

– teste diagnóstico inicial;

– avaliação formativa (diária) no sentido de aferição e acompanhamento gradual do progresso dos alunos;

– avaliação sumativa periódica (formal), que contempla as competências listadas anteriormente e que pode assumir a forma de testes (orais e escritos), fichas variadas, entre outros elementos considerados pertinentes;

– questionários de autoavaliação (ao longo das aulas).

Os elementos avaliativos eventualmente omissos ficam ao critério do Docente do Curso, que os levará a cabo sempre que os conteúdos programáticos ou o conjunto de alunos com que estiver a trabalhar o justificar, sempre em consonâncias com o disposto no Regulamento Pedagógico.


Certificado de avaliação


 

Partilhar