Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
No final do curso, os formandos serão capazes de:
Estruturar corretamente um problema industrial e identificar as causas principais;
Utilizar ferramentas analíticas e de qualidade para fundamentar a tomada de decisão;
Comunicar propostas de melhoria com base em dados concretos;
Promover e sustentar uma cultura de melhoria contínua nas equipas.
?? Sessão 1 – Fundamentos da Melhoria Contínua e Análise de Problemas
Objectivo: Introduzir os conceitos base e ferramentas iniciais de análise.
Introdução à Melhoria Contínua: filosofia, cultura e papel das equipas
Ciclo PDCA: conceito, etapas e aplicação prática
Estrutura de análise de problemas:
Técnica dos 5 Porquês
Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe)
Exercício prático: aplicação do PDCA e 5 Porquês a um caso real ou simulado
?? Sessão 2 – Técnicas de Priorização e Resolução Estruturada de Problemas
Objectivo: Desenvolver competências para identificar causas e priorizar ações.
Técnicas de brainstorming eficaz (Matriz GUT: Gravidade, Urgência e Tendência)
Diagrama de Pareto: identificação das causas mais relevantes
Métodos estruturados:
8D – Eight Disciplines Problem Solving
A3 Report – narrativa visual da resolução de problemas
Dinâmica em grupo: construção de um A3 Report com base em caso prático
?? Sessão 3 – Ferramentas Estatísticas Básicas de Controlo da Qualidade
Objectivo: Capacitar para análise de dados reais com ferramentas estatísticas simples.
Introdução à estatística aplicada à qualidade
Histogramas: distribuição de dados
Diagramas de dispersão: correlação entre variáveis
Diagrama causa-efeito com dados reais
Cartas de controlo: monitorização de processos
Atividade prática com dados reais ou simulados
?? Sessão 4 – Melhoria Contínua, Inovação e Sustentabilidade
Objectivo: Consolidar os conceitos e explorar a aplicação estratégica da melhoria.
Diferença entre melhoria incremental e inovação disruptiva
Sustentação da melhoria: cultura, liderança e envolvimento das equipas
Integração das ferramentas aprendidas num projeto de melhoria
Simulação final: resolução de um problema complexo com aplicação das ferramentas
Reflexão e encerramento: como aplicar os conceitos no dia a dia profissional
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
Avaliação formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem
Avaliação sumativa, realizada no final da ação através de um trabalho prático e/ou teste.
Para aprovação é condição obrigatória a obtenção de nota positiva no instrumento de avaliação e com o mínimo de 50% de assiduidade


