Melhoria Contínua e Qualidade Analítica (EGOSI)

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Descrição


Localidade
Online




Data Início
26/02/2026




Data Fim
10/03/2026




Cronograma




Observações




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Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final do curso, os formandos serão capazes de:

Estruturar corretamente um problema industrial e identificar as causas principais;
Utilizar ferramentas analíticas e de qualidade para fundamentar a tomada de decisão;
Comunicar propostas de melhoria com base em dados concretos;
Promover e sustentar uma cultura de melhoria contínua nas equipas.


?? Sessão 1 – Fundamentos da Melhoria Contínua e Análise de Problemas

Objectivo: Introduzir os conceitos base e ferramentas iniciais de análise.

Introdução à Melhoria Contínua: filosofia, cultura e papel das equipas
Ciclo PDCA: conceito, etapas e aplicação prática
Estrutura de análise de problemas:
Técnica dos 5 Porquês
Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe)
Exercício prático: aplicação do PDCA e 5 Porquês a um caso real ou simulado

?? Sessão 2 – Técnicas de Priorização e Resolução Estruturada de Problemas

Objectivo: Desenvolver competências para identificar causas e priorizar ações.

Técnicas de brainstorming eficaz (Matriz GUT: Gravidade, Urgência e Tendência)
Diagrama de Pareto: identificação das causas mais relevantes
Métodos estruturados:
8D – Eight Disciplines Problem Solving
A3 Report – narrativa visual da resolução de problemas
Dinâmica em grupo: construção de um A3 Report com base em caso prático

?? Sessão 3 – Ferramentas Estatísticas Básicas de Controlo da Qualidade

Objectivo: Capacitar para análise de dados reais com ferramentas estatísticas simples.

Introdução à estatística aplicada à qualidade
Histogramas: distribuição de dados
Diagramas de dispersão: correlação entre variáveis
Diagrama causa-efeito com dados reais
Cartas de controlo: monitorização de processos
Atividade prática com dados reais ou simulados

?? Sessão 4 – Melhoria Contínua, Inovação e Sustentabilidade

Objectivo: Consolidar os conceitos e explorar a aplicação estratégica da melhoria.

Diferença entre melhoria incremental e inovação disruptiva
Sustentação da melhoria: cultura, liderança e envolvimento das equipas
Integração das ferramentas aprendidas num projeto de melhoria
Simulação final: resolução de um problema complexo com aplicação das ferramentas
Reflexão e encerramento: como aplicar os conceitos no dia a dia profissional



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


Avaliação formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem
Avaliação sumativa, realizada no final da ação através de um trabalho prático e/ou teste.
Para aprovação é condição obrigatória a obtenção de nota positiva no instrumento de avaliação e com o mínimo de 50% de assiduidade



 

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