Ludopatia: Intervenção no Jogo Patológico

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Descrição

O Jogo Patológico é uma dependência comportamental que afeta cada vez mais pessoas, essencialmente devido à expansão do jogo online que facilita a sua prática de forma compulsiva, uma vez que apresenta uma disponibilidade virtualmente ilimitada.
O Jogo Patológico consiste numa perturbação em que a pessoa é compelida, por um impulso psicológico incontrolável, a jogar e a apostar, de forma persistente e progressiva, afetando negativamente a vida pessoal, familiar e vocacional. No DSM-5, esta perturbação é a única dependência comportamental, enquadrada na categoria das “Adições e Perturbações Relacionadas com Substâncias”. De facto, na anterior versão do DSM, o jogo patológico encontrava-se inserido no capítulo das “Perturbações do Controlo dos Impulsos Sem Outra Especificação”.
Com este curso pretende-se desenvolver e aprofundar o conhecimento e as competências dos e-formandos no âmbito da Ludopatia e capacitá-los para a prevenção, diagnóstico e intervenção no Jogo Patológico.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Desenvolver e aprofundar o conhecimento e as competências no âmbito da Ludopatia.
Capacitar os profissionais para a prevenção, diagnóstico e intervenção no Jogo Patológico.


Módulo I – O Jogo Patológico
Conceito e Perspetiva Histórica
Epidemiologia
Critérios Diagnósticos
Tipologia de Jogadores
Fases do Jogo Patológico
Novas Formas de Jogo Patológico

Módulo II – Teorias Explicativas
Modelo da Adição
Modelo Cognitivo-Comportamental
Teorias da Personalidade
Modelo(s) Integrado(s) Biopsicossocial

Módulo III – Fatores de Risco ou Perigosidade
Fatores Individuais
Fatores Estruturais
Fatores Situacionais

Módulo IV – Avaliação e Tratamento
Instrumentos de Avaliação dos Problemas de Jogo
Intervenção Cognitivo-Comportamental
Intervenções Breves e Motivacionais
Intervenção Familiar Sistémica
Jogadores Anónimos
Tratamento Psicofarmacológico

Módulo V – Casos Clínicos
Estudo de Casos



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

• TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
• PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
• AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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