Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Conhecer algumas das teorias e modelos de aprendizagem da escrita
Conhecer as diversas fases de aprendizagem da linguagem escrita
Conhecer os contextos, estratégias e actividades potencializadoras da compreensão da funcionalidade e dos aspectos formais e conceptuais da linguagem escrita
A entrada na linguagem escrita (6 h) – A teoria da clareza cognitiva e as fases de aprendizagem da linguagem escrita. O sistema alfabético de escrita e a aprendizagem da linguagem escrita. Linguagem oral e linguagem escrita. Consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita.
Concepções precoces acerca da linguagem escrita (6 h) – Concepções precoces acerca da funcionalidade, dos aspectos formais e conceptuais da linguagem escrita. Contextos, estratégias e actividades potencializadoras da compreensão da funcionalidade, dos aspectos formais e conceptuais da linguagem escrita. Relações entre concepções precoces acerca da linguagem escrita e aprendizagem da linguagem escrita.
A aprendizagem da escrita (6 h) – Perspectivas sobre a aprendizagem da escrita. Modelos de desenvolvimento da escrita. A aprendizagem da escrita: contextos, estratégias e actividades.
5 – Formação a distância (outros)
O Certificado de Frequência será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
Curso integrante da Pós-Graduação Modular Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem – https://fa.ispa.pt/pagina/pos-graduacao-em-linguagem-e-dificuldades-de-aprendizagem, disponível até final de 2022 (8 ECTS).
O acesso a diploma de pós-graduação é facultativa mas implica submeter-se a avaliação das aprendizagens.