Intervenção Precoce e Práticas Centradas na Família

Webstudy

REF: 11935 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

O presente curso pretende capacitar os formandos na aquisição de conhecimentos acerca da Intervenção Precoce e práticas e estratégias centradas na família.
Será também uma ferramenta para adquirir conhecimentos acerca da construção e implementação do Plano Individual de Intervenção Precoce.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Pretende-se que no final da formação, os formandos sejam capazes de compreender a importância e objetivos da intervenção precoce, bem como técnicas e instrumentos de intervenção centradas na família. Tem também como objectivo, dotar os formandos de conhecimentos para a construção e implementação do Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP) centrado nas necessidades da família.


Módulo I – Enquadramento da Intervenção Precoce
Conceitos de Intervenção Precoce
A Intervenção Precoce na Infância
Evolução Histórica da Intervenção Precoce

Módulo II – As Práticas Centradas na Família
A importância do envolvimento da família na Intervenção Precoce
Modelos teóricos subjacentes à Intervenção centrada na família
Modelos de Promoção de competências da família

Módulo III – O Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)
Intervenção Precoce em Portugal: Enquadramento Legal
Equipas locais de Intervenção Precoce
Ética do Profissional de Intervenção Precoce

Módulo IV – Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP)
O PIIP na Intervenção Precoce na Infância
Construção do Plano Individual de Intervenção Precoce
Avaliação da Funcionalidade e Participação das Crianças



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

Partilhar