Identificação e Avaliação de Aspetos e Impactes Ambientais

Apcer

Partilhar

Descrição


Localidade
Online




Data Início
02/12/2024




Data Fim
03/12/2024




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


– Aplicar uma metodologia de identificação de aspetos ambientais e avaliação de impactes ambientais;
– Considerar a perspetiva do ciclo de vida na identificação e avaliação dos aspetos e impactes ambientais e na definição de medidas de controlo e influência, tendo em atenção as exigências da nova versão da norma;
– Conhecer a documentação de suporte ao SGA para os requisitos 6.1.1, 6.1.2, 6.1.4 e 6.2.1 e 6.2.2 da ISO 14001:2015;
– Conhecer a interpretação da APCER relativamente aos requisitos 6.1.1, 6.1.2, 6.1.4 e 6.2.1 e 6.2.2 da ISO 14001:2015.


1.Objetivo e Campo de aplicação
2.Enquadramento dos requisitos na ISO 14001:2015, nomeadamente quanto ao contexto (requisitos 4.1, 4.2) e análise de risco (requisito 6.1)
3.Termos e definições
4.Apresentação e interpretação dos requisitos normativos 6.1.1, 6.1.2, 6.1.4 e 8.1 da ISO 14001:2015, tendo em consideração a perspetiva do ciclo de vida, tanto na identificação e avaliação dos aspetos e impactes ambientais, como na definição das medidas de controlo e influência.
5.Estudos de caso, por proposta do formador ou selecionados pelos formandos, sobre:
a)Delimitação das fronteiras do ciclo de vida para identificação das atividades e aspetos ambientais;
b)Identificação de aspetos ambientais das várias tarefas ou atividades;
c)Seleção e teste de metodologias/critérios de avaliação;
d)Riscos e oportunidades resultantes da avaliação;
e)Análise de medidas de controlo ou influência e ações para redução riscos ou potenciar oportunidades.
f)Apresentação dos casos pelos formandos;
g)Análise dos trabalhos.



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Avaliação contínua dos formandos através da observação direta de comportamentos, formulação de perguntas, resolução de exercícios práticas, atividades práticas, considerando a responsabilidade, domínio do assunto, participação, relacionamento e conhecimentos adquiridos



 

Partilhar