Gestão do Tempo, Stress e Conflitos no Trabalho – Motivar para 2026

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Descrição


Localidade
Online




Data Início
15/12/2025




Data Fim
16/12/2025




Cronograma




Observações




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Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Objetivos Gerais:

O curso de gestão do tempo, stress e conflitos no trabalho destina-se a sensibilizar os participantes para a definição de estratégias de gestão do tempo, stress e de conflitos em contexto de trabalho. A importância da tomada de consciência da organização, planeamento e relação entre pares que conduzem a comportamentos não produtivos no posto de trabalho.
Objetivos Específicos:

Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis;
Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress;
Identificar aspetos essenciais à gestão mais eficaz do tempo e do desempenho profissional, promovendo a qualidade de vida e a redução do stress;
Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro e a gestão de desacordos.


Modulo 1 – Comunicar eficazmente individualmente e em equipa
Escuta ativa na comunicação.
A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho.
Escuta ativa na comunicação.
Dimensões do comportamento assertivo – Utilizar o estilo de comportamento assertivo para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos utilizando o email, sms e presencialmente.
Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva:
– Formular pedidos.
– Dar e receber feedback.
– Lidar com a crítica.
– Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
Modulo 2 – Gestão do tempo e do stress
Aferir a importância da análise da gestão do tempo.
Conhecer os diferentes fatores que influenciam o controlo do tempo.
Conhecer o princípio de Pareto.
Saber definir e fixar objetivos:
– Definir prioridades;
– Importante VS Urgente;
– Planear e controlar atividades.
Conhecer os diferentes tipos de atividades (matriz do tempo):
– Método ABC;
– Método GTD.
Identificar os fatores da delegação com responsabilidade.
O poder do reforço positivo.
A influência da motivação na gestão eficaz do tempo.
Identificar os desperdiçadores de tempo.
Aferir a importância de controlar e/ou eliminar os desperdiçadores de tempo.
O fenómeno do stress:
– Conhecer os diferentes tipos de stress;
– Identificar as causas do stress pessoal e profissional;
– Compreender os sinais, sintomas e os efeitos do stress.
Módulo 3 – Gestão de situações de desacordo
Caraterização dos conflitos no trabalho.
O Conflito e o Relacionamento Interpessoal.
Estratégias de Abordagem ao conflito.
Formas de lidar com os conflitos.
Módulo 4 – Motivar para 2026
Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.



3 – Formação a distância – E-learning (turma)




 

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