Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
No final do Módulo, os Formandos serão capazes de:
Compreender o papel da “moderna” Gestão de Operações numa empresa
Formular uma estratégia de operações de acordo com a orientação da empresa
Estar familiarizado com os conceitos da “moderna” Gestão de operações
Compreender a dinâmica do sistema MRP e a sua integração num ERP (gestão integrada)
Selecionar e implementar indicadores de performance (KPI) de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa.
Compreender e implementar o pensamento “lean” de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa
Gestão de operações (Introdução e conceitos)
O que é a gestão de operações?
Componentes da Gestão de operações
Âmbito da função Gestor de operações
Enquadramento da função “Gestor de operações” numa organização.
Exemplos de sistemas de operações
Objetivos da gestão de operações
Estratégia das Operações
Fatores de competitividade
Perspetivas na formulação da Estratégia de operações
Conceitos: Visão estratégica, missão, estratégia, tática,..
Fases da estratégia de operações
Medição da “Performance”
Exercício prático: Visão/Missão/Objetivos
Ciclo de vida dos produtos
Estratégias de fabrico
Planeamento e controlo de operações
Conceitos (Lead time, lote size, WIP, SS, BOM, MPS, MRP, ERP, CRP, Qee, Forecast, kanban, pull-flow, BTS..)
Planeamento longo prazo (planeamento agregado, plano mestre (MPS), BOM)
Planeamento médio prazo (MRP)
Planeamento curto prazo (programação, escalonamento
Alternativas ao modelo MRP (JIT, WLC, OPT)
Controlo de Produção
ERP – Abordagem integrada
Avaliação de desempenho
Medir para gerir
O porquê de avaliar o desempenho
Agentes envolvidos
Objetivos e medida (EVA ,BSC e EFQM)
KPI´S (diretos e relativos)
Produtividade, disponibilidade equipamentos, OEE, qualidade, BTS…
Pensamento lean na gestão de operações
As 7 formas de desperdício (Muda)
Princípios base do pensamento lean na gestão de operações
Breve introdução de conceitos – 5S, TPM, SMED´s, células de trabalho, Gestão da qualidade, VSM, Mura, Muri,..
Sistema Kanban / Pull flow
Como implementar o pensamento lean na gestão de operações, condições de sucesso, dificuldades
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
Avaliação formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem
Avaliação sumativa, realizada no final da ação através de um trabalho prático e/ou teste.
Para aprovação é condição obrigatória a obtenção de nota positiva no instrumento de avaliação e com o mínimo de 50% de assiduidade
