Gamification Tools e o Geogebra: Tarefas para o ensino de Geometria e Medida.

Utad

Partilhar

Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Esta oficina tem como pilar principal o desenvolvimento profissional dos professores e a aprendizagem cooperativa, com vista a uma efetiva alteração nas rotinas dos professores, encorajando-os a refletir sobre a sua prática letiva, a aprender a utilizar novas ferramentas digitais no sentido de desenvolver ações pedagógicas de sucesso, com recursos inovadores, capazes de estimular a motivação e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas em sala de aula.
A utilização de SE em contexto educativo, exige determinados conhecimentos e aptidões que poderão ser adquiridos através da formação. Nesta oficina pretendemos dotar os formandos de ferramentas digitais que lhes permitam a utilização do Kahoot, do Quizizz, do Socrative, do Plickers, do Geogebra e o prosseguimento da sua aprendizagem de forma autónoma. Iremos apresentar um conjunto de Tarefas práticas suscetíveis de serem trabalhadas em contexto de sala de aula com o uso destes cinco tipos de SE abordando diversificados conteúdos de Geometria e Medida (GM). Serão também produzidas novas Tarefas aplicar em sala de aula pelos professores.


Sessões presenciais (ou síncronas) – 25 horas

– Enquadramento teórico acerca das potencialidades de ensinar matemática com recurso a Gamification Tools e ao Geogebra, bem como a metodologias de aprendizagem ativa (2 horas);
– Criar um Padlet individual para introduzir todo o material produzido na formação (1 hora);
– Conhecer algumas ferramentas digitais que permitem a gamificação e a avaliação formativa tais como o Kahoot, o Quizizz, o Socrative e o Pickles (8 horas);
– Explorar as plataformas referidas e criar Tarefas de matemática prontas aplicar em sala de aula, no domínio de GM. Elaborar guiões e planificações das Tarefas (8 horas);
– Explorar ferramentas pré-definidas e applets do Geogebra, reconhecendo as potencialidades deste software educativo para o ensino de GM (2 horas);
– Elaboração de Tarefas de investigação do domínio de GM com recurso às aplicações do Geogebra (2 horas).
– Apresentação dos trabalhos efetuados com evidências da efetiva aplicação das Tarefas em sala de aula (2 horas).

Trabalho autónomo (ou assíncrono) – 25 horas

– Elaboração e aplicação de um pré-teste e de um pós-teste num tema do domínio GM (1,5 horas);
– Planificação de cinco Tarefas com recurso às cinco ferramentas digitais dadas na formação, Kahoot, Quizizz, Socrative, Pickles e Geogebra e aplicação em ambiente de sala de aula, num tema do domínio de GM (20 horas);
– Preencher uma grelha de observação comportamental, nas aulas de aplicação das Tarefas (0,5 horas);
– Aplicar inquérito aos alunos sobre impacto da aplicação das Tarefas (0,5 horas)
– Preencher um questionário online acerca da aplicação das Tarefas no ensino de GM (0,5 horas).
– Produzir um relatório individual, com evidências de aplicação das Tarefas em sala de aula (2 horas).



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


De acordo com o RJFC – DL 22/2014, de 11 de fevereiro – e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6 do mesmo diploma e é atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
– Envolvimento e qualidade nas atividades/tarefas das sessões presenciais (ou síncronas) –30%- 3 valores;
– Padlet com todos os trabalhos realizados na formação – 10%- 1 valor;
– Qualidade do trabalho desenvolvido autonomamente – 40 %-4 valores;
– Relatório crítico individual (escrito) – 15%-1,5 valores;
– Assiduidade – 5%-0,5 valores.
Nota: As faltas dos participantes são limitadas a um terço das horas de formação.



 

Partilhar