Descrição
Deliberação n.º 2369/2010, do Conselho Directivo do IMTT, publicada no Diário da República, 2ª série, de 20 de Dezembro
Decreto-Lei n.º 126/2009, de 27 de Maio
Portaria n.º 1200/2009, de 8 de Outubro
Deliberação n.º 3256/2009, do Conselho Directivo do IMTT, publicada no Diário da República, 2ª série, de 7 de Dezembro
Deliberação n.º 3257/2009, do Conselho Directivo do IMTT, publicada no Diário da República, 2ª série, de 7 de Dezembro
Despacho n.º 26482/2009, do Presidente do Conselho Directivo do IMTT, publicado no Diário da República, 2ª série, de 7 de Dezembro
Despacho n.º 27205/2009, do Presidente do Conselho Directivo do IMTT, publicado no Diário da República, 2ª série, de 18 de Dezembro
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Adquirir conhecimentos fundamentais para a actividade do motorista, com especial destaque para:
Segurança rodoviária;
Racionalização do consumo de combustível;
Regulamentação relativa ao transporte de mercadorias
Sensibilizar os condutores para atitudes e comportamentos a adoptar.
APERFEIÇOAMENTO CONDUÇÃO RACIONAL – 28H
Módulo 1 – Mecânica e eletrónica.
Objetivo 1: Conhecer as características da cadeia cinemática para otimizar a respetiva utilização
Conteúdos: Curvas de binário, curvas de potência, curvas de consumo específico de um motor, zona de utilização ótima do conta -rotações, diagramas de sobreposição das relações das caixas de velocidade;
Objetivo 2: Conhecer as características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veiculo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos.
Conteúdos: identificação dos limites da utilização dos travões e dos retardadores, utilização combinada dos travões e do retardador, procura do melhor compromisso entre a velocidade e a relação de caixa, utilização da inércia do veículo, utilização dos meios de desaceleração e de travagem nas descidas, atitude a adotar em caso de falha, utilização de dispositivos eletrónicos e mecânicos, como por exemplo o sistema de controlo ativo de guinada (ESP), os sistemas avançados de travagem de emergência (AEBS), o sistema de travagem antibloqueio (ABS), os sistemas de controlo de tração (TCS) e os sistemas de monitorização do veículo (IVMS) e outros equipamentos, de utilização homologada, para assistência ao condutor ou de automatização
Módulo 2 – Condução defensiva, económica e ambiental.
Objetivo 1: Saber otimizar o consumo de combustível;
Conteúdos: Otimização do consumo do combustível através das qualificações decorrentes dos objetivos estabelecidos no módulo mecânica e eletrónica; importância da antecipação do fluxo de tráfego, da distância adequada em relação a outros veículos e da utilização da inércia do veículo, velocidade controlada, estilo de condução fluida e pressão dos pneus adequada, e familiaridade com os sistemas de transporte inteligentes que melhoram a eficiência da condução e prestam assistência na planificação de trajetos;
Objetivo 2: Ser capaz de antecipar, de avaliar e de se adaptar aos riscos do tráfego.
Conteúdos: estar consciente e adaptar-se a diferentes condições da via, do tráfego e meteorológicas, antecipar os acontecimentos; compreender como preparar e planear uma viagem na presença de condições meteorológicas extremas; estar familiarizado com a utilização do equipamento de segurança associado e perceber em que momento é necessário adiar ou cancelar uma viagem em virtude de condições meteorológicas extremas; adaptar-se aos riscos do tráfego, nomeadamente manobras perigosas no tráfego ou distração durante a condução (causada pela utilização de dispositivos eletrónicos, por comer, por beber, etc.); reconhecer e adaptar-se a situações perigosas e ser capaz de lidar com o stress, nomeadamente relacionado com a dimensão e a massa dos veículos e com os utentes vulneráveis da estrada, tais como peões, ciclistas e condutores de veículos a motor de duas rodas; identificar possíveis situações perigosas e interpretar corretamente de que modo elas podem transformar-se em situações em que já não é possível evitar o acidente, e selecionar e implementar medidas que aumentem as margens de segurança para um nível em que um acidente ainda possa ser evitado no caso de os potenciais perigos ocorrerem; atravessamento nas passagens de nível: cuidados especiais face às características dos veículos, em especial dimensão e peso do veículo, visibilidade, tipo e espaço de manobra e tempo de atravessamento; comportamentos a adotar em situação de emergência nas passagens de nível;
Objetivo 3: ser capaz de assegurar uma carga, respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo.
Conteúdos: forças aplicadas aos veículos em movimento, utilização das relações da caixa de velocidades em função da carga do veículo e do perfil da estrada, utilização de sistemas de transmissão automática, cálculo da carga útil de um veículo ou de um conjunto, cálculo do volume útil, repartição da carga, consequências de sobrecarga nos eixos, estabilidade do veículo e centro de gravidade, tipos de embalagens e suportes para a carga; principais categorias de mercadorias que necessitam de acondicionamento, técnicas de colocação de calços e acondicionamento, utilização de precintas de acondicionamento, verificação dos dispositivos de acondicionamento, utilização dos meios de manutenção, colocação e retirada dos toldos.
REGULAMENTAÇÕES – 21 HORAS
Módulo 3 – Regulamentação laboral.
Objetivos: Conhecer o ambiente social do transporte rodoviário e a sua regulamentação.
Conteúdos: períodos máximos de trabalho específicos ao setor dos transportes; princípios, aplicação e consequências dos Regulamentos (CE) n.º 561/2006 e (UE) n.º 165/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho; sanções em caso de não utilização, má utilização ou manipulação do tacógrafo; conhecimento do ambiente social do transporte rodoviário: direitos e obrigações dos motoristas em matéria de qualificação inicial e de formação contínua.
Módulo 4 – Regulamentação da actividade.
Objetivos: conhecer a regulamentação relativa ao transporte de mercadorias.
Conteúdos: títulos para o exercício da atividade de transporte, documentos de bordo, proibições de circular em determinadas vias, taxas rodoviárias, obrigações dos contratos-modelo de transporte de mercadorias, redação dos documentos que constituem o contrato de transporte, autorizações de transporte internacional, obrigações da Convenção relativa ao contrato de transporte internacional de mercadorias por estrada (CMR), redação da declaração de expedição, passagem das fronteiras, transitários, documentos especiais de acompanhamento da mercadoria.
SAÚDE, SEGURANÇA RODOVIÁRIA, SEGURANÇA AMBIENTAL, SERVIÇO E LOGISTICA – 77 HORAS
Módulo 5 – Sinistralidade.
Objectivos: Ficar sensibilizado para os riscos de estrada e os acidentes de trabalho.
Conteúdos: Tipologia de acidentes de trabalho no sector dos transportes, estatísticas dos acidentes rodoviários, envolvimento dos veículos pesados de mercadorias, consequências em termos humanos, materiais e financeiros.
Módulo 6 – Prevenção da criminalidade no transporte
Objectivos: Saber prevenir a criminalidade e o tráfico de clandestinos.
Conteúdos: Informações gerais, consequências para os motoristas, medidas de prevenção, lista de controlo das verificações, legislação relativa à responsabilidade das empresas transportadoras.
Módulo 7 – Saúde, segurança e higiene no trabalho.
Objectivos: Saber prevenir os riscos físicos.
Ter consciência da importância da aptidão física e mental.
Conteúdos: Princípios de ergonomia, factores humanos na condução, factores humanos na interacção com sistemas de informação e comunicação embarcados (riscos inerentes), noções de carga de trabalho, fadiga e stress, recomendações sobre gestos e posturas de risco e gestão da fadiga e do stress.
Princípios de uma alimentação saudável e equilibrada, efeitos do álcool, dos medicamentos e de outras substâncias susceptíveis de alterar o comportamento.
Módulo 8 – Situações de emergência e P. Socorros.
Objectivos: Estar apto a avaliar situações de emergência e aplicar procedimentos adequados.
Conteúdos: Comportamento em situação de emergência(avaliar a situação, evitar o agravamento do acidente, providenciar os socorros, socorrer os feridos e aplicar os primeiros cuidados, reacção em caso de incêndio, evacuação dos ocupantes, garantir a segurança de todos os passageiros), reacções em caso de agressão, princípios de base da declaração amigável.
Módulo 9 – Relações interpessoais e qualidade do serviço
Objectivos: Saber adoptar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte.
Conteúdos: Atitudes do motorista e imagem de marca
(importância da qualidade da prestação do motorista, diferentes interlocutores do motorista, manutenção do veiculo, organização do trabalho, consequências de um litígio nos planos comercial e financeiro.
Módulo 10 – Contexto económico e organização empresarial
Objectivos: Conhecer o contexto económico do transporte rodoviário de mercadorias e a organização do mercado.
Conteúdo: O transporte rodoviário em relação aos outros modos de transporte (concorrência, carregadores),diferentes atividades do transporte rodoviário (transportes por conta de terceiros, por conta própria,atividades auxiliares do transporte), organização dos principais tipos de empresas de transportes ou dasatividades auxiliares dos transportes, diferentes especializações do transporte (camiões-cisterna, temperaturacontrolada, mercadorias perigosas, transporte de animais, etc.), evolução dos setores (diversificação dasprestações oferecidas, transporte ferroviário – transporte rodoviário, subcontratação, etc.).
Módulo 11 – Tecnologias de informação e comunicação
Objectivos: Conhecer as actuais tecnologias disponíveis para a utilização no sistema de transportes e ter noção das tendências futuras.
Conteúdos: Sistema de apoio á exploração, telemática aplicada, cartões inteligentes, internet, sms.
Módulo 12 – Formação prática
Objectivos: Aperfeiçoamento da condução racional baseada nas regras de segurança.
Conteúdos: Condução individual em pesado de mercadorias
( categorias C e C+E).
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1 – Formação presencial/em sala (turma)
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação de formação inicial acelerada (FIA) de pesado passageiros e pesado de mercadorias será feita por exame final, realizado no IMTT de acordo com o despacho 26482/2009.
O Sistema de avaliação a adoptar pela Destinos Práticos vai assim contemplar:
1.Avaliação modular formativa:
Esta avaliação tem como finalidade o acompanhamento/ controlo do progresso verificado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em consideração o ritmo de aprendizagem individual, no sentido de poderem ser atingidos os objectivos pedagógicos previamente definidos.
Incide essencialmente na forma como cada formando vai atingindo os objectivos referentes aos conteúdos programáticos, bem como no desenvolvimento pessoal e relacional, relativamente a parâmetros como a participação, assiduidade, comunicação, compreensão e capacidade de aplicação dos conceitos adquiridos.
Ao longo da formação serão propostas fichas de trabalho e trabalhos de grupo por forma a ser possível avaliar os conhecimentos adquiridos e detectar dificuldades relativamente a conteúdos apresentados.
Os formandos têm uma avaliação quantitativa no final de cada módulo – Testes de avaliação final do Módulo, Trabalhos de Grupo ou Individuais – sendo avaliados os conhecimentos adquiridos e registados numa escala de 0 a 100 valores, correspondendo à seguinte escala:
Insuficiente – 0 a 59 valores
Suficiente – 60 a 100 valores
O Formador avalia ainda parâmetros de natureza qualitativa dos formandos, tais como o comportamento, espírito de observação, domínio das técnicas, expressão oral, sentido de responsabilidade, empenho, entre outros, avaliando o saber, o saber-fazer e o saber-ser, sendo que neste caso a escala utilizada é distinta da anteriormente apresentada:
Muito Insuficiente
Insuficiente
Suficiente
Bom
Muito Bom
3º- Avaliação Final de Conhecimentos
A avaliação final de cada Formando, determina o grau de sucesso da aprendizagem, através do confronto dos resultados obtidos na avaliação contínua com os objectivos gerais previamente definidos.
No final do curso de formação, a avaliação do formando, que como referimos, traduz a suficiência dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso em que participou, é calculada por meio de ponderação das avaliações de cada módulo, por média aritmética directa.
A classificação atribuída virá posteriormente expressa no Certificado de Formação Profissional, sem aproveitamento (insuficiente até 59 valores) com aproveitamento (suficiente superior a 60 valores) que a entidade entregará a cada um dos participantes.
Propositura a exame final:
Concluído o curso de formação de qualificação acelerada, os candidatos à obtenção do certificado de aptidão para motorista (CAM), são submetidos a exame realizado pelo IMTT. As inscrições para os exames são apresentadas pelas entidades formadoras.
São admitidos a exame os candidatos que tenham concluído a formação há menos de 2 anos.
Os exames são compostos por uma prova escrita constituída por 60 perguntas de escolha entre quatro respostas, perguntas de resposta directa, ou uma combinação dos dois sistemas.
Os exames têm a duração de duas horas.
Os exames são classificados na escala de 0 a 100 valores, tendo cada questão igual cotação.
A aprovação no exame depende da obtenção de, pelo menos, 60% da pontuação atribuída à prova.
OBTENÇÃO DO CAM
O candidato deve comparecer no local indicado à hora marcada, munido de documento de identificação pessoal (cartão de cidadão, bilhete de identidade, outros) válido e em bom estado de conservação.
Em caso de aprovação é emitido o CAM, e posteriormente o CQM pelo IMTT.
Em caso de reprovação, o candidato pode fazer inscrição em novo exame.
A classificação atribuída virá posteriormente expressa no Certificado de Formação Profissional, sem aproveitamento (insuficiente até 59 valores) com aproveitamento (suficiente superior a 60 valores) que a entidade entregará a cada um dos participantes