Folha de cálculo – Análise de funções e operacionalização

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Descrição


Localidade
Flores




Data Início
03/10/2023




Data Fim
28/11/2023




Cronograma




Observações




Inscreva-se



Esta ação de formação tem enquadramento legal no art.º. 131º do Código do Trabalho que versa sobre os deveres gerais do empregador em matéria de formação contínua dos seus ativos, aplicado à empresa F.T.A. – Fábrica de Tratamentos de Alumínio, Lda., bem como de outras empresas que se associaram nesta iniciativa.
O presente curso é desenhado de acordo com a necessidade de dotar os participantes de competências técnicas no que concerne às funcionalidades e operacionalização da folha de cálculo no âmbito do posto de trabalho e funções daí decorrentes, bem como competências digitais para usar dispositivos, ferramentas, softwares, aplicativos de comunicação e redes para aceder e gerir informações.
Esta ação enquadra-se no âmbito da medida Formação Emprego + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, aprovado pela Portaria n.º 246/2022, de 27 de setembro, visa a formação e requalificação na área digital de trabalhadores de empresas e de entidades da economia social, contribuindo para fomentar a respetiva transformação digital destas entidades empregadoras, bem como para a melhoria das competências e das qualificações individuais de cada um dos envolvidos nos projetos de formação profissional. Esta medida assenta na realização de um conjunto de projetos formação definidos em função das necessidades dos trabalhadores a que os mesmos se destinam e do respetivo setor de atividade


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final da ação os formandos deverão ser capazes de utilizar a folha de cálculo para a otimização na análise de dados, através da execução de ligações entre múltiplas folhas de cálculo e automatização das ações através da utilização de macros.




1 – Formação presencial/em sala (turma)


Avaliação da Aprendizagem
Diagnóstica
No início da ação é realizada uma avaliação diagnóstica que, não tendo qualquer intenção classificativa, tem como objetivo a identificação dos conhecimentos que os formandos possuem no momento de entrada na ação, bem como a maximização da aquisição de conhecimentos e competências pela adequação e conhecimento do perfil do formando.

Formativa
Promovida no decurso da ação, pretende identificar desvios aos objetivos fixados, detetar problemas e aplicar soluções, tendo sempre em vista o reajuste da estratégia pedagógica do formador no sentido de atender a percursos individuais e de grupo.
A avaliação formativa consubstancia-se em diversas estratégias que implicam sempre o feedback do formador, quer em suporte escrito, quer em suporte oral a partir da realização de Propostas de Trabalho.

Sumativa
A avaliação sumativa realiza-se no final da unidade de formação de curta duração. A metodologia de avaliação prevê, para além, da avaliação dos conhecimentos científicos e competências técnicas, a avaliação de competências transversais, de âmbito comportamental, bem como o exercício de auto avaliação do formando que terá sempre a oportunidade de refletir e tomar consciência do seu percurso de aprendizagem. Para cada unidade de formação a avaliar será concebido/a:
– Enunciado da Avaliação de Competências;
– Corrigenda da Avaliação de Competências;
– Grelha de Correção da Avaliação de Competências.

Considera-se que um formando tem “aproveitamento” na ação de formação quando obtém na prova teórica uma classificação igual ou superior a 10 valores “. A prova teórica é classificada com base numa escala de 0 a 20 valores.

Avaliação da Satisfação
Avaliação de Reação: Sendo esta uma ação de curta duração (com menos de 300 horas), os questionários aplicar-se-ão no final da mesma. Os inquéritos por questionário aplicar-se-ão a formandos, formador e coordenador.

Avaliação de Desempenho: Sendo esta uma ação de curta duração (com menos de 300 horas), o formador será avaliado uma vez, no final da ação, salvo se, decorrente de alguma ocorrência, seja necessário avaliar o seu desempenho antecipadamente. O desempenho dos formadores é avaliado por formandos, coordenador e pelo próprio. Estas avaliações resultam numa média global de desempenho. Esta média é calculada pelo somatório das apreciações obtidas, divididas pelo número de respostas, sendo que as respostas dos formandos têm um peso de 50%, as do coordenador têm um peso de 40% e as do formador têm um peso de 10%.


– A formação concluída com aproveitamento é objeto de certificação no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações e, se integrada no CNQ, é capitalizável para obtenção de uma ou mais qualificações do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
– Todos os certificados são emitidos através do SIGO, conforme Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações – Decreto-Lei nº 396/2007


 

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