Descrição
A promoção da literacia financeira é imprescindível para o sucesso dos novos negócios e dos já existentes. Esta formação pretende proporcionar a não especialistas a compreensão da linguagem utilizada pelos financeiros e contabilísticos do seu departamento e da sua empresa.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Promover a literacia financeira.
1. Contabilidade e Conceitos
1.1 A empresa e a função financeira Contabilidade como sistema de informação Instrumentos da Gestão Financeira
1.2 Fluxos da empresa e conceitos fundamentais
1.3 Balancete
2. As demonstrações económico-financeiras através dos Balancetes Analíticos de empresas reais
2.1 Balanço
2.2 Demonstrações de resultados
2.3 Demonstração de Fluxos de Caixa
3. Análise Económico-financeira
3.1 Técnicas de Análise das Demonstrações Financeiras
Análise Horizontal
Análise Vertical
3.2 Método dos rácios – Os indicadores financeiros e económicos
Indicadores de rentabilidade
Indicadores Financeiros
Indicadores de Funcionamento
Outros indicadores – Margem Contribuição, VAB, EBITDA, Cash Flow e outros
4. Análise Gestão da Tesouraria
4.1 O Fundo de Maneio e as Necessidades de Fundo de Maneio
Fundo Maneio
Necessidades de Fundo de Maneio
Equilíbrio das Necessidades de Fundo de Maneio
Tesouraria Líquida
4.2 A estrutura e o equilíbrio dos capitais
Princípio do Equilíbrio e regras de financiamento
Efeito de Alavanca Financeira
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
Nível 0: Avaliação de Expectativas
Nível 1: Avaliação de Reacção/Satisfação (Formação e Formador)
Nível 2: Avaliação das Aprendizagens (Aferição de conhecimentos e competências; formandos devem ter aproveitamento positivo)
SIGO