Falar em Público e Técnicas de Apresentação

Normaacores

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Descrição


Localidade
Ponta Delgada




Data Início
30/10/2025




Data Fim
31/10/2025




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


? Conhecer e aplicar as técnicas e ferramentas mais adequadas para a realização de uma apresentação;
? Treinar e desenvolver competências de comunicação e, mais concretamente, de retórica e oratória;
? Aprender sobre a estrutura das apresentações, o foco e a presença;
? Desenvolver capacidades para expressar-se com clareza;
? Adequar técnicas de apresentação a diferentes contextos, audiências e temas;
? Perceber as diferentes formas de retenção de informação e de conexão com a audiência;
? Aprender e aplicar boas práticas de comunicação não verbal;
? Desenvolver a capacidade de contar histórias em apresentações profissionais;
? Identificar estratégias para lidar com o medo e a ansiedade de comunicar em público;
? Compreender a importância das boas práticas de comunicar em público e a influência desta no desempenho profissional


? Tiros nos Pés, Erros e Mitos: Os principais erros e mitos sobre as apresentações em público. Os primeiros
? passos para um bom orador. As diferentes formas de retenção. A dependência do PowerPoint.
? A Estrutura: Da Estrutura Base aos Princípios de uma Apresentação Profissional.
? Os Mapas Mentais: A importância das ferramentas para sistematizar informação.
? Sound Bites e Histórias: Elementos-chave e a arte de contar histórias na comunicação em público.
? O Medo de Falar em Público: Zona de aprendizagem e boas práticas para lidar com o medo e a ansiedade.
? A Comunicação Não Verbal e a Presença do Orador: Componentes, boas práticas e estratégias facilitadoras.



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Os formandos serão sujeitos a uma avaliação pedagógica contínua (ao longo do processo formativo), tendo por base o seu contributo para a formação e o seu desempenho nos exercícios propostos. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: Domínio dos Conteúdos (25%) / Generalização dos Saberes (25%) / Sentido de Responsabilidade (20%) / Participação (15%) / Relacionamento Interpessoal (com formador e colegas) (15%). Os formandos são avaliados de 0 a 20 valores em cada um destes itens e a Apreciação Global resulta da média ponderada dos itens anteriores.



 

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