Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais

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Descrição

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) foi definida por Mahoney e Lyddon (1988, cit. in Knapp, 2004) como “um termo genérico que abrange uma variedade de mais de vinte abordagens dentro do modelo cognitivo-comportamental” (Knapp, 2004, p. 19). Segundo Rangé (2001), é “…caracterizada por uma conceção naturalista e determinista do comportamento humano, pela adesão a um empirismo e a uma metodologia experimental (…) e por uma atitude pragmática quanto aos problemas psicológicos.” (p. 35).
Todas as terapias cognitivo-comportamentais assentam em três premissas básicas: (1) O comportamento é influenciado pela atividade cognitiva; (2) A atividade cognitiva é passível de ser conhecida, avaliada e modificada; (3) Ao alterar a atividade cognitiva pode-se atingir determinado comportamento (Dobson & Dozois, 2001). A primeira premissa reafirma o modelo mediacional básico, o qual atesta que a avaliação cognitiva de uma determinada situação pode implicar a maneira como reagimos a ela (Mahoney, 1974). A segunda premissa, a de que a atividade cognitiva pode ser conhecida, avaliada e modificada, contém duas proposições implícitas: a primeira é a de que se consegue ter acesso às atividades cognitivas, conhecê-las e avaliá-las e a segunda é a de que a avaliação da atividade cognitiva antecede a sua alteração. A terceira e última premissa resulta da adoção direta do modelo mediacional, tendo a cognição um papel fundamental na mudança de comportamento, conforme confirmam vários estudos realizados (Bandura, 1997).
Resumindo, todas as abordagens da TCC assumem que as cognições influenciam as emoções e o comportamento, e que as ações e os comportamentos podem alterar, substancialmente, os pensamentos e as emoções (Wright, Basco, & Thase, 2008).


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos para a análise e aplicação das TCC nas diferentes Perturbações Mentais.


Módulo I – Modelo Cognitivo-Comportamental
Origens e Desenvolvimento das Terapias Cognitivo-Comportamentais
Avaliação e História Clínica
História Clínica Cognitivo-Comportamental

Módulo II – Terapias Cognitivo-Comportamentais de 2ª e 3ª Geração
Terapias de 2ª Geração
O Modelo Cognitivo
Terapias de 3ª Geração
Terapia Focada na Compaixão
ACT – Terapia da Aceitação e do Compromisso

Módulo III – Terapias Cognitivo-Comportamentais das Perturbações do Humor

Perturbações de Humor
Evolução Histórica
Fenomenologia
Diagnóstico
Epidemiologia
Evolução
Consequências
Modelos Cognitivos Associados à Depressão
Intervenções de TCC em Pacientes com Depressão

Perturbação Bipolar
Episódios Maníacos, Hipomaníacos e Episódios Mistos
Critérios de Diagnóstico da Perturbação Bipolar
Diagnóstico Diferencial
Avaliação e Análise Funcional
Causas e Curso
Modelos Explicativos
Intervenção na Perturbação Bipolar

Módulo IV – Terapias Cognitivo-Comportamentais das Perturbações da Ansiedade
O que é a Ansiedade?
O Que Causa as Perturbações de Ansiedade?
Perturbação de Pânico e Agorafobia
. Critérios de Diagnóstico
. Diagnóstico Diferencial
. Avaliação Clínica
. Técnicas de Intervenção
Perturbação de Ansiedade Generalizada
. Critérios de Diagnóstico
. Diagnóstico Diferencial
. Avaliação Clínica
. Técnicas de Intervenção
Fobia Social ou Perturbação de Ansiedade Social
. Critérios de Diagnóstico
. Diagnóstico Diferencial
. Avaliação Clínica
. Técnicas de Intervenção
Perturbação de Stress Pós-Traumático
. Critérios de Diagnóstico
. Diagnóstico Diferencial
. Avaliação Clínica
. Técnicas de Intervenção
Perturbação Obsessivo-Compulsiva
. Critérios de Diagnóstico
. Diagnóstico Diferencial
. Avaliação Clínica
. Técnicas de Intervenção

Módulo V – Terapias Cognitivo-Comportamentais das Perturbações da Personalidade
Características dos doentes com Distúrbios da Personalidade
Critérios de Diagnóstico de Perturbação de Personalidade
Características Fundamentais por Grupos/Clusters de Diagnóstico
Critérios de Diagnóstico DSM-IV-TR e DSM-V
Diagnóstico Diferencial
Terapia Focada nos Esquemas
Avaliação de Esquemas Precoces Mal-Adaptativos e de Processos
Terapia Focada nos Esquemas
Intervenção nas Perturbações da Personalidade
Terapia Focada nos Esquemas

Módulo VI – Terapias Cognitivo-Comportamentais do Comportamento Alimentar

Anorexia Nervosa
Etiologia
Critérios de Diagnóstico de Anorexia Nervosa
Avaliação Cognitivo-Comportamental
Tratamento da Anorexia Nervosa
Elementos de Uma Intervenção Terapêutica

Bulimia Nervosa
Características da Personalidade Pré-Mórbida na Bulimia Nervosa
Complicações Médicas da Bulimia Nervosa
Sinais de Alerta para a Bulimia Nervosa
Os efeitos antagónicos da Dieta
Critérios de Diagnóstico Para Bulimia Nervosa
Avaliação da Bulimia Nervosa
Tratamento da Bulimia Nervosa

Módulo VII – Terapias Cognitivo-Comportamentais das Perturbações do Abuso de Substâncias
Perturbações Pelo Uso de Substâncias
Avaliação das Perturbações Relacionadas com Substâncias e Perturbações Aditivas
Modelos Explicativos
Intervenção Psicoterapêutica
Jogo Patológico

Módulo VIII – Terapias Cognitivo-Comportamentais das Perturbações Psicóticas
Esquizofrenia
. Critérios de Diagnóstico DSM-IV-TR e DSM-V
. Diagnóstico Diferencial
. Sintomas Nucleares
. Avaliação Diagnóstica
. Epidemiologia
. Curso e Evolução
. Comorbilidades
. Organização dos Sintomas na Esquizofrenia
. Subtipos de Esquizofrenia
. Tratamento da Esquizofrenia
Perturbação Delirante
Perturbação Esquizofreniforme
Perturbação Esquizoafetiva
Perturbação Psicótica Breve
Perturbação Psicótica Secundária a Um Estado Físico Geral
Perturbação Psicótica Induzida por Substâncias
Perturbação Psicótica Partilhada
Perturbação Psicótica Sem Outra Especificação

Módulo IX – Terapias Cognitivo-Comportamentais das Perturbações da Sexualidade
Sexualidade
Perturbações Sexuais
. Disfunções Sexuais
. Parafilias
Avaliação
Intervenção Cognitivo-Comportamental

Módulo X – Terapias Cognitivo-Comportamentais das Perturbações Somatoformes
Perturbação de Somatização
Perturbação Somatoforme Indiferenciada
Perturbação De Conversão
Perturbação De Dor
Perturbação Dismórfica Corporal
Perturbação Somatoforme Sem Outra Especificação (S.O.E)
Alterações Introduzidas Pelo DSM-V
. Perturbação de Sintomas Somáticos
. Perturbação de Ansiedade à Doença
Avaliação
Tratamento

Módulo XI – Projeto Final de Especialização Avançada



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

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