Descrição
O envelhecimento progressivo da população é uma das principais características da nossa sociedade atual. Esse envelhecimento obriga-nos a entender e abordar as novas necessidades sociais, económicas e políticas que estão a surgir, bem como analisar os aspetos preventivos.
Neste contexto, a Psicogerontologia é hoje configurada como um campo aplicado de grande relevância para contribuir desde o conhecimento psicológico até o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
A Especialização Avançada em Psicogerontologia, visa dotar o formando de conhecimentos teóricos e práticos nesta área específica, de modo a garantir práticas assistenciais que promovam a saúde e bem-estar, proporcionem melhores tratamentos e melhorem a qualidade de vida das pessoas mais velhas e dos seus cuidadores.
Módulo I – Introdução à Psicogerontologia
Definição de Gerontologia
Perspectiva Histórica da Gerontologia
Gerontólogo – o seu Perfil e Competências
Envelhecimento Demográfico
O Processo de Envelhecimento
Alterações Associadas ao Envelhecimento
Envelhecimento Ativo
Módulo II – Teorias do Envelhecimento
Teorias do Envelhecimento Biológico
Teorias Estocásticas
. Teoria de Uso e Desgaste
. Teoria do Erro Catástrofe
. Teoria do Entrecruzamento
. Teoria dos Radicais Livres
Teorias Deterministas
. Teoria Genética
. Teoria dos Telómeros
. Teoria Imunológica
. Teoria Neuroendócrina
Teorias do Envelhecimento Psicossocial
. Teoria da Atividade
. Teoria da Continuidade
. Teoria da Desvinculação
Paradigma Contextualista
Módulo III – Psicologia do Envelhecimento
Desenvolvimento Humano
. Domínios do Desenvolvimento
. Desenvolvimento do Ciclo de Vida
. Perspectivas Teóricas
Desenvolvimento Cognitivo e Envelhecimento
. Memória
. Inteligência
. Aprendizagem
Desenvolvimento Psicológico e Envelhecimento
. Emoções
. Motivação
. Personalidade e o Modelo dos Cinco Fatores
Módulo IV – Neuropsicologia das Demências
Definição de Demência
Tipos de Demência
Principais Alterações Cognitivas nas Demências de maior relevância clínica
Critérios Clínicos do Declínio Cognitivo Ligeiro e Demências: Doença de Alzheimer, Demência Frontotemporal, Demência Vascular, Demência Mista e Demência de Corpos de Lewis
Indicadores Neuropsicológicos nas Demências
Avaliação Neuropsicológica das Demências
Módulo V – Psicopatologia na Terceira Idade
Definição de Psicopatologia
Psicopatologia na Terceira Idade
Perturbações Psicopatológicas na Terceira Idade
. Depressão
. Delirium
. Perturbações Psicóticas de Início Tardio
Módulo VI – Sexualidade no Idoso
Sexualidade Humana
Sexualidade no Idoso
Alterações Anatomofisiológicas
Fatores Relacionados com a Saúde
Fatores Psicológicos
Fatores Demográficos e Sociais
Atitudes
Módulo VII – Luto e Viuvez
Visão Antropológica e Medo da Morte
A Viuvez
O Processo de Luto
. Sentimentos comuns no Processo de Luto
. Sensações Físicas Normalmente Sentidas após a Perda
. Cognições ou Pensamentos Habituais Após a Perda
. Comportamentos Usualmente Manifestados Após a Perda
Fases do Luto
Tarefas do Luto
Quando Termina o Processo de Luto?
Mecanismo de Coping
Módulo VIII – Maus Tratos nos Idosos
Contextualização dos Maus-tratos a Idosos
. Conceito de Maus-Tratos
. Tipos de Maus-tratos
. Teorias Explicativas dos Maus-Tratos
Fatores de Risco
Indicadores de Maus-Tratos
Consequências dos Maus-tratos
Epidemiologia
Prevenção de Maus-Tratos
. Prevenção Primordial
. Prevenção Primária
. Prevenção Secundária
. Prevenção Terciária
Enquadramento Legal
Os Maus Tratos a Pessoas Idosas como uma questão de Direitos Humanos
Módulo IX – Avaliação Gerontológica Multidimensional
Necessidades da Pessoa Idosa
. Avaliação de Necessidades
. Plano Individual
. Planos Gerontológicos
Avaliação Gerontológica Multidimensional
. Avaliação da Capacidade Funcional do Idoso
. Avaliação dos Recursos Comunitários e Utilização de Serviços
Módulo X – Intervenção e Reabilitação
Intervenção Psicoterapêutica com Pessoas Idosas
. Intervenção no Luto
. Intervenção na Depressão
. Intervenção na Demência
. Intervenção no Abuso e Maus-Tratos
. Terapia de Grupo na Idade Adulta Avançada
Reabilitação Cognitiva
Reabilitação Funcional
Módulo XI – Comunicação Gerontológica
Conceito de Comunicação
Características da Comunicação
Funções da Comunicação
Comunicação Verbal e Não-verbal
Atitudes de Base à Comunicação
Princípios da Comunicação Face a Face
Processo de Comunicação
Perfis Comunicacionais
Escuta Ativa
Barreiras à Comunicação
Organização do Trabalho
Módulo XII – Serviços Prestados nas Instituições
Gestão de Serviços
Serviço de Limpeza
Serviço de Refeições e Alimentação
Serviço de Lavandaria
Serviço de Manutenção
Serviço de Transporte
Outros serviços
Outsourcing
Módulo XIII – Projeto Final de Especialização Avançada
200
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.