Descrição
Se na idade adulta é difícil tomar decisões quando elas significam uma mudança de vida por um período de um, cinco, dez anos, imagine-se um adolescente, vazio de experiência e sabedoria, ter de escolher toda a sua vida profissional futura com tão-somente uma cruz (X) no sítio certo…
Foi a pensar neles e nas suas escolhas que se pensou na Orientação Vocacional. A Orientação Vocacional gerida por psicólogos vai ajudar esses jovens a conhecerem-se melhor, a interiorizar os seus gostos e interesses pessoais, a admitir as suas aptidões mas também as suas limitações e vai mostrar-lhes o mundo profissional, os cursos e respetivas profissões e a materialização destas num futuro curto, médio e a longo prazo.
No fundo o que se pretende é que os jovens se tornem em adultos realizados, felizes, competentes no seu trabalho e que ajudem o seu país a desenvolver-se e a cimentar o seu papel no mundo.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
O objetivo desta Especialização Avançada em Orientação Vocacional é dar aos formandos competências para ajudar os jovens na escolha do seu futuro profissional, orientando, para tal, os seus estudos.
Módulo I – Fundamentos Teóricos da Orientação Vocacional
Definição de Orientação Vocacional
Perspetiva Histórica
Principais Modelos Explicativos da Orientação Vocacional
Módulo II – Desenvolvimento Vocacional ao Longo da Vida
Desenvolvimento Vocacional na Infância
Desenvolvimento Vocacional na Adolescência
Desenvolvimento Vocacional na Idade Adulta
Módulo III – O Profissional de Orientação Vocacional
A Relação Orientador – Cliente
Principais Competências e Funções do Orientador Vocacional
Módulo IV – Tipos de Orientação Vocacional
Orientação Vocacional Individual
Orientação Vocacional em Grupo
Orientação Vocacional Escolar
Módulo V – O Processo de Orientação Vocacional
Objetivos do Processo de Orientação Vocacional
Descrição do Processo de Orientação Vocacional
Módulo VI – Avaliação Psicológica na Orientação Vocacional
A Entrevista de Avaliação na Orientação Vocacional
Avaliação das Aptidões
Avaliação dos Valores e Interesses
Avaliação do Desenvolvimento de Carreira
Avaliação do Contexto
Módulo VII – O Relatório de Orientação Vocacional
Devolução dos Resultados ao Cliente e/ou Pais
Discussão dos Resultados
Exemplos de Relatórios
Módulo VIII – Exemplo de um Programa de Orientação Vocacional
Módulo IX – Adultos e Orientação Profissional
O Processo de RVCC
Módulo X – Projeto Final de Especialização Avançada
170
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.