Descrição
Ao longo dos anos, a promoção dos direitos e a proteção das crianças e jovens em risco tem vindo a colocar novos desafios no que respeita à intervenção dos serviços de saúde, no domínio dos maus tratos. A verdadeira dimensão do fenómeno, nas suas várias formas de expressão, não é conhecida.
Contudo, os esforços de investigação, levados a cabo através de uma diversidade de iniciativas, à escala internacional, nacional, ou local, permitem, já, documentar o facto de se tratar de um problema de saúde grave que afeta uma larga parcela da população nas primeiras décadas da vida. O impacto negativo nos indivíduos pode dizer respeito aos domínios do bem-estar físico, psicológico, comportamental, sexual, reprodutivo ou social, cujos efeitos podem persistir nas fases subsequentes do ciclo vital (DGS, 2008).
Esta Especialização Avançada em Maus Tratos e Violência Contra Crianças e Jovens visa uma formação específica na concepção, desenvolvimento e avaliação de metodologias específicas de intervenção no campo de atuação da prevenção e proteção de crianças e jovens em situação de risco.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
• Identificar situações em que as crianças e jovens se encontram em risco/perigo;
• Consolidar e aprofundar conhecimentos psicossociais, jurídicos e contextos de crianças e jovens em risco;
• Consolidar e aprofundar competências de intervenção com crianças e jovens em risco.
Módulo I – Enquadramento Teórico
Definição de Maltrato Infantil
Definições dos diferentes tipos de maltrato:
• Maltrato físico
• Maltrato psicológico
• Exposição à violência interparental
• Alienação parental
• Síndrome de Munchausen por Procuração
• Negligência e Abandono
• Abuso Sexual
• Abuso Fatal
• A Síndrome do Bebé Abanado
• A Exploração do Trabalho Infantil
• O Maltrato Institucional
Necessidades das crianças e jovens
Módulo II – Fatores de Risco e Fatores de Proteção
Fatores de Risco Individuais
Fatores de Risco Relacionais
Fatores de Risco Comunitários
Fatores de Risco Sociais
Caracterização do Agressor e Fatores de Risco associados à Perpetração
Consequências a Curto e a Longo prazo da Experiência de Vitimação
Módulo III – Violência Exercida em Contexto Escolar e em Contexto de Namoro
Bullying
Conceito de Bullying
Caracterização do Bullying
Caracterização da Vítima e Fatores de Risco Associados à Vitimação
Caracterização do/a Agressor/a e Fatores de Risco Associados à Perpetração
Consequências a Curto e Longo prazo da experiência de Vitimação
Consequências a Curto e Longo prazo da experiência de Perpetração
Violência no Namoro
Conceito de Violência no Namoro
Caracterização das Formas de Violência no Namoro
Caracterização da Vítima e Fatores de Risco associados à Vitimação
Caracterização do/a Agressor/a e Fatores de Risco associados à Perpetração
Consequências a Curto e Longo Prazo da experiência de Vitimação
Consequências a Curto e Longo Prazo da experiência de Perpetração
Módulo IV – Perturbação de Stress Pós-Traumático
Definição de Perturbação de Stress Pós-Traumático
Caracterização de Diagnóstico
A PTSD em Crianças e Adolescentes
Efeitos a Curto e a Longo Prazo da PTSD
Elementos que complicam a PTSD
As diversas formas de PTSD
Módulo V – Enquadramento Legal
Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Diplomas de Defesa dos Direitos das Crianças
Risco e Perigo
Superior Interesse da Criança
Comissões de Proteção de Crianças e Jovens
Procedimentos da suspeita à denúncia
Módulo VI – Família e Escola
Estilos Parentais
Escola
Módulo VII – O Profissional/O Atendimento e o Processo de Apoio a Crianças e Jovens Vítimas de Violência
O Profissional no Apoio a Crianças e Jovens Vítimas de Violência
O Perfil do Profissional
O Procedimento de Apoio a Crianças e Jovens Vítimas de Violência
O Atendimento a Crianças e Jovens
Vítimas de Violência
Módulo VIII – Apoio Psicológico
Referenciais do Apoio Psicológico
Princípios Operativos
Fases do Processo de Apoio
Sessão de Apoio Psicológico
A Intervenção Junto da Família da Criança e/ou Jovem Vítima de Violência
Registo de Dados e Instrumentos para Recolha de Informação
Relatório de Avaliação Psicológica
Módulo IX – Prevenção e Intervenção
Prevenção do Maltrato Infantil
Modelo Ecológico Para Compreender a Violência e Direcionar os Esforços de Prevenção
Intervenção
Estratégias de Intervenção
Casos Práticos
Módulo X – Projeto Final de Especialização Avançada
200
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.