Especialização Avançada em Marketing Turístico

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Descrição

A crescente importância do sector do turismo para a economia portuguesa obriga a uma especificação de ações e estratégias de atração de turistas para todos os potenciais destinos turísticos. É por isso essencial a contribuição do marketing, aqui direcionado para o setor do turismo e para todas as opções que possam criar a diferenciação dos destinos em comparação com outros destinos de outros países, ou até mesmo dentro do próprio país. Desta forma, o marketing turístico surge como uma ferramenta de importância extrema para alcançar estes objetivos.
Esta Especialização Avançada visa proporcionar a aquisição ou atualização de conhecimentos técnicos e de marketing suscetíveis de potenciar desempenhos e o sucesso da atividade.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Esta Especialização Avançada pretende dotar os formandos de conhecimentos práticos nas áreas específicas da Gestão e do Marketing em Turismo, aplicáveis na qualificação e promoção dos destinos e das empresas turísticas.


Módulo I – Marketing: fundamentos e conceitos básicos
Perspetiva Evolutiva
Definição de Marketing
Marketing Estratégico e Operacional
Marketing Relacional (One-to-One)
Funções de Marketing

Módulo II – Conceitos de Turismo
O que é o Turismo?
Destino Turístico
O Produto Turístico
Motiva da Visita
Dificuldades de Funcionalidade

Módulo III – Natureza e o Âmbito dos Mercados Turísticos e do Marketing Turístico
O Turismo no Mundo, na Europa e em Portugal
O Mercado Turístico e o seu Funcionamento
O Conceito de Marketing Turístico
Diferenças entre o Marketing de Serviços e o Marketing de Bens de Consumo

Módulo IV – Plano Estratégico de Marketing Turístico
Análise Global da Procura
Etapas do Planeamento em Marketing
Segmentação do Mercado Turístico
O Posicionamento
Plano de Marketing Turístico-Tipo
Estratégias de Marketing Turístico

Módulo V – Marketing Mix
Produto/Destino Turístico
Preço do Produto Turístico
Distribuição Turística
Promoção Turística

Módulo VI – Avaliação de Marketing
Acompanhamento do Comportamento do Mercado
Avaliação dos Resultados da Organização

Módulo VII – Inovação e Empreendedorismo em Turismo
Novas Tendências em Turismo
Empreendedorismo Turístico
Produtos Turísticos e Inovação
e-Marketing Turístico

Módulo VIII – Projeto Final de Especialização Avançada
Desenvolvimento de Projeto em Turismo



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

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