Descrição
Os eventos assumem um papel determinante nas empresas, uma vez que a sua produção é uma oportunidade de mostrar não só o produto, mas também a imagem e o carácter de uma empresa. Por isso, a sua implementação, em pequena e grande escala, é uma das estratégias de marketing e comunicação mais desenvolvidas pelas empresas e agências, devido à sua adaptabilidade e possibilidades de inovação na transmissão de conceitos, lançamentos de produtos e ações empresariais.
Tendo em conta que os eventos são momentos ímpares, há que organizá-los para serem criativos e apelativos, designando toda a dinâmica da sua preparação através das fases de gestão.
A presente Especialização Avançada foi concebida para desenvolver competências fundamentais ao nível do planeamento e da operacionalização eficaz de eventos.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Esta Especialização Avançada tem como principal objetivo dotar os formandos de competências técnicas e do conhecimento necessário para que sejam capazes de planificar um evento, tendo em conta as várias fases que constituem o processo de Gestão de Eventos.
Módulo I – Conceptualização Teórica
Conceito de Gestão
Definição de Evento
Classificação de Eventos
Evolução dos Eventos
Objetivos dos Eventos
Tipos de Eventos
Importância e Caracterização dos Eventos
Módulo II – Planeamento e Organização de Eventos
Planeamento de Eventos
Fases do Planeamento de Eventos
Gestão de Recursos
Logística
Briefing
Licenciamento
Módulo III – O Protocolo
Definição de Protocolo
Protocolo em Eventos
Convites
Trajes
Correspondência Oficial
Módulo IV – Comunicação Institucional
Tipos de Comunicação Institucional
Vantagens dos Eventos para a Comunicação Institucional
Módulo V – Gestão de Equipas
Formação de Equipas
Comunicação nas Equipas
Qualificação
Motivação
Gestão de Crise
Liderança
Módulo VI – O Orçamento
Orçamento
Custos e Receitas
Fornecedores
Controlo e Técnicas de Negociação
Módulo VII – Marketing de Eventos
O Evento enquanto Ferramenta de Marketing
Marketing Mix
Análise SWOT
Módulo VIII – Avaliação de Eventos
Avaliação por parte da Empresa
Avaliação por parte do Consumidor
Técnicas de Avaliação
Módulo IX – Patrocínios
Definição de Patrocínio
Propostas de Patrocínio
Maximização do Patrocínio
Módulo X – Meios de Comunicação
Divulgação dos Eventos
Formas de Comunicação
Caracterização e Inovação Promocional
Módulo XI – Projeto Final de Especialização Avançada
210
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
• AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
• PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
• AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.