Descrição
Analisando o sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em risco/perigo, em todos os seus aspetos, somos confrontados com uma realidade social complexa, onde é necessário e urgente pensar na criança e/ou jovem como interveniente (interventor), uma peça fundamental à qual o sistema tem de dar uma resposta, tendo sempre em consideração a sua individualidade, as suas especificidades e características (Gomes, 2010).
Com esta Especialização Avançada Pós-Universitária procura-se analisar a problemática da institucionalização de crianças e jovens em perigo, que está inserida numa grande complexidade de situações onde existem e onde intervém vários atores em diversos contextos: a nível individual, familiar, escolar, comunitário e da sociedade em geral.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar os formandos para a análise da problemática da institucionalização de crianças e jovens em perigo, bem como de todas as temáticas que estão envolvidas com esta problemática.
Módulo I – Enquadramento Teórico
Princípios fundamentais consagrados na lei
Identificação de situações de perigo
Níveis do sistema de intervenção
Medidas de promoção e proteção
Acolhimento institucional
Acompanhamento de execução das medidas
Acolhimento em situação de urgência
Módulo II – Crianças e Jovens em Risco
O desenvolvimento psicológico da criança
O papel da família
A relação de vinculação
A complexidade do conceito de risco
Fatores de risco e fatores de proteção
Indicadores ou sinais
Módulo III – Família
O viver em família
As famílias com crianças em risco
O exercício da parentalidade positiva
Fatores conducentes à situação de perigo
Diagnóstico
Intervir com famílias
Equipas multidisciplinares para a intervenção
E quando não for possível manter a criança e/ou jovem na sua família de origem?
Módulo IV – Os Projetos de Vida
O acolhimento
Avaliação diagnóstica
Planeamento e ação
(Re)integração familiar
Adoção
Autonomia de vida
Módulo V – Qualificar o Acolhimento em Portugal
A caracterização do acolhimento em Portugal
Promoção da qualidade no acolhimento
Gestão do equipamento
Qualificação dos colaboradores
Trabalho em equipa
Perfis dos profissionais no acolhimento residencial
Módulo VI – A Institucionalização
Definição do conceito
Enquadramento da legislação sobre a proteção de crianças e de jovens em perigo
Sistema nacional de acolhimento
Orientações gerais do processo de institucionalização
Principais motivos de institucionalização
As múltiplas fases da institucionalização
Reflexões sobre a institucionalização de crianças e jovens em risco
Direitos das crianças institucionalizadas
As relações de vinculação em crianças e jovens institucionalizados
O impacto da institucionalização:
.Impacto a nível físico;
.Impacto a nível emocional/afetivo.
Módulo VII – A Intervenção com crianças e jovens institucionalizados em centros de acolhimento temporário ou lares de infância e juventude
Intervenção com Crianças e/ou Jovens Institucionalizados em CAT ou LIJ
Projeto Trevo
Programa GPS
Programa Umbrella
Módulo VIII – O Repensar o Sistema de Proteção
A projeção no futuro
A satisfação das necessidades
O modelo especializado
A intervenção em contexto familiar
A intervenção em contexto residencial
O acolhimento terapêutico-educativo
Módulo IX – Casos Práticos
Módulo X – Projeto Final de Especialização Avançada
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4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.