Descrição
Com cerca de 500 milhões de falantes, o espanhol é, depois do mandarim, a segunda maior língua do mundo em relação ao número de falantes nativos. Além disso, o espanhol é o segundo maior idioma de comunicação internacional, atrás apenas do inglês.
Importante para a cultura, negócios e política, a língua espanhola ocupa uma posição determinante no cenário mundial e cada vez mais desperta o interesse de quem deseja aprender uma segunda língua.
O curso de Espanhol Elementar pretende desenvolver conhecimentos já adquiridos de língua estrangeira, ao nível da gramática, vocabulário, pronúncia, compreensão e produção oral e escrita.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
O principal objetivo deste curso é permitir aos formandos o desenvolvimento das competências comunicativas definidas no nível A.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Módulo I – Falar de planos e projetos
Uso de Ser/Estar com adjetivos
Adjetivos de personalidade e os estados de ânimo
Atrações turísticas – pedir e dar informações
Estruturas comparativas
Falar ao telefone
Estar/Acabar de + gerúndio
Cultura hispânica: a música
Módulo II – Falar do passado
Pretérito indefinido
Relatar no passado – as etapas da vida
Estilos artísticos – as salas de um museu
Marcadores temporais – turnos da fala
Elaborar um currículo
Entrevista de trabalho
Hace, hace que e desde hace
Cultura hispânica: história
Módulo III – Descrever a roupa
Roupas e cores
Orações relativas e verbos de ‘emoção’
Fazer um elogio e expressar modéstia
Comprar roupas em lojas e pela internet
Pronomes pessoais de objeto direto e indireto
Pretérito imperfeito
Fazer uma reclamação
Cultura hispânica: padrões de vestuário
Módulo IV – Descrever o ambiente
O Imperfeito
A casa
Descrever as circunstâncias que rodeiam os acontecimentos no passado
A vida na infância e a vida agora
Alugar ou comprar um apartamento
Falar de ações e descrições
Contraste dos passados
Cultura hispânica: filmes e atores
Módulo V – Falar da saúde
Corpo humano
Recomendações para uma vida saudável
Expressar dores e mal-estar
Imperativo regular
Cuidados de saúde
Expressar possibilidade, permissão, necessidade e obrigação
A posição dos pronomes
Hay que / Tener que / poder + infinitivo
Os estudos universitários
Pedir e dar/negar permissão
Imperativos irregulares e a colocação dos pronomes com imperativo
Cultura hispânica: A saúde
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.