Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
O presente curso pretende desenvolver conhecimentos e competências na área da Geologia,
especialmente nos seguintes domínios:
– aquisição, compreensão e utilização de dados, conceitos, modelos e teorias, isto é, do saber
ciência;
– desenvolvimento de destrezas cognitivas em associação com o incremento do trabalho prático,
ou seja, no domínio do saber fazer;
– adoção de atitudes e de valores relacionados com a consciencialização pessoal e social e de
decisões fundamentadas, visando uma educação para a cidadania.
Unidade 1 – A geologia, os geólogos e os seus métodos
1.1. A Terra e os seus subsistemas em interação.
1.1.1. Definição e classificação de sistemas.
1.1.2. Subsistemas terrestres (geosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera).
1.1.3. Interação de subsistemas.
1.2. As rochas, arquivos que relatam a História da Terra.
1.2.1. Rochas sedimentares.
1.2.2. Rochas magmáticas e metamórficas.
1.2.3. Ciclo das rochas.
1.3. A medida do tempo e a idade da Terra.
1.3.1 Idade relativa e idade radiométrica.
1.3.2. Memória dos tempos geológicos.
1.4. A Terra, um planeta em mudança.
1.4.1. Princípios básicos do raciocínio geológico.
1.4.1.1. O presente é a chave do passado (atualismo geológico).
1.4.1.2 .Processos violentos e tranquilos (catastrofismo e uniformitarismo).
Unidade 2 – A Terra, um planeta muito especial
2.1. Formação do Sistema Solar.
2.1.1. Provável origem do Sol e dos planetas.
2.1.2. Planetas, asteróides e meteoritos.
2.1.3. A Terra – acreção e diferenciação.
2.2. A Terra e os planetas telúricos.
2.2.1. Manifestações da atividade geológica.
2.2.2. Sistema Terra-Lua, um exemplo paradigmático.
2.3. A Terra, um planeta único a proteger.
2.3.1. A face da Terra. Continentes e fundos oceânicos.
2.3.2. Intervenções do Homem nos subsistemas terrestres.
2.3.2.1. Impactos na geosfera.
2.3.2.2. Proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.
Unidade 3 – Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera
3.1. Métodos para o estudo do interior da geosfera.
3.2. Vulcanologia.
3.2.1. Conceitos básicos.
3.2.2. Vulcões e tectónica de placas.
3.2.3. Minimização de riscos vulcânicos – previsão e prevenção.
3.3. Sismologia.
3.3.1. Conceitos básicos.
3.3.2. Sismos e tectónica de placas.
3.3.3. Minimização de riscos sísmicos – previsão e prevenção.
3.3.4. Ondas sísmicas e descontinuidades internas.
3.4. Estrutura interna da geosfera.
3.4.1. Modelo segundo a composição química (crosta, manto e núcleo).
3.4.2. Modelo segundo as propriedades físicas (litosfera, astenosfera, mesosfera e núcleo).
3.4.3. Análise conjunta dos modelos anteriores.
Unidade 4 – A Geologia, problemas e materiais do quotidiano
4.1. Ocupação antrópica e problemas de ordenamento.
4.1.1. Bacias hidrográficas (Análise de uma situação-problema).
4.1.2. Zonas costeiras (Análise de uma situação-problema).
4.1.3. Zonas de vertente (Análise de uma situação-problema).
4.2. Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres.
4.2.1. Minerais formadores de rochas. Composição e estrutura interna. Propriedades
físicas. Os silicatos: Olivina, Granada, Piroxenas, Anfíbolas, Feldspatos, Micas, Quartzo.
Minerais de argila e outros minerais. Importância dos minerais na sociedade.
4.2.2. Principais etapas de formação das rochas sedimentares. Rochas sedimentares. As
rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra.
4.2.3. Magmatismo. Rochas magmáticas.
4.2.4. Deformação frágil e dúctil. Falhas e dobras.
4.2.5. Metamorfismo. Agentes de metamorfismo. Rochas metamórficas.
4.3. Exploração sustentada de recursos geológicos.
– Presença obrigatória em, pelo menos, 75 % das aulas sumariadas.
– Participação em todos os momentos de avaliação previstos ao longo do curso.
– Realização e apresentação de todos os trabalhos de avaliação efetuados no curso.
A avaliação dos conhecimentos teórico-práticos será efetuada através da realização de três
testes escritos, relacionados com os seguintes conteúdos programáticos: a) Unidade 1 e 2; b)
Unidade 3; c) Unidade 4. Além disso, o aluno terá de elaborar uma monografia e um trabalho de
pesquisa (em grupo). Todos os trabalhos têm de ser apresentados e discutidos na turma.
A classificação final (CF) é calculada através da fórmula:
CF = 1/5 classificação do teste escrito 1 + 1/5 classificação do teste escrito 2 + 1/5 classificação do
teste escrito 3 + 1/5 classificação da monografia + 1/5 classificação do trabalho de pesquisa (em
grupo)
A classificação final não pode ser inferior a 9,5 valores.