Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
O presente curso pretende desenvolver conhecimentos e competências na área da Geologia, especialmente nos seguintes domínios:
– aquisição, compreensão e utilização de dados, conceitos, modelos e teorias, isto é, do saber ciência;
– desenvolvimento de destrezas cognitivas em associação com o incremento do trabalho prático, ou seja, no domínio do saber fazer;
– adoção de atitudes e de valores relacionados com a consciencialização pessoal e social e de decisões fundamentadas, visando uma educação para a cidadania.
Unidade 1 – A geologia, os geólogos e os seus métodos (4 aulas)
– Reforçar conceitos considerados estruturantes no conhecimento geológico.
– Caracterizar a Geologia através da identificação dos métodos de investigação próprios e dos seus princípios básicos de raciocínio.
– Reconhecer a importância das controvérsias e mudanças conceptuais na construção do conhecimento geológico, na perspetiva de que a Ciência não deve ser encarada como um acumular gradual e linear de conhecimentos.
Unidade 2 – A Terra, um planeta muito especial (5 aulas)
– Reconhecer que a Terra, um planeta entre muitos outros, faz parte de um Sistema Solar em evolução.
– Compreender a importância do estudo de outros corpos planetários para o melhor conhecimento do nosso planeta e vice-versa.
– Avaliar potenciais ameaças para o futuro da Terra.
– Reconhecer a necessidade de uma melhoria da gestão ambiental e de um desenvolvimento sustentável.
– Identificar alguns dos fatores de risco geológico no nosso país, valorizando as causas naturais e a influência das atividades humanas.
Unidade 3 – Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera (4 aulas)
– Reconhecer as principais causas que estão na origem das erupções vulcânicas e dos tremores de terra.
– Enquadrar os fenómenos vulcânicos e sísmicos na teoria da tectónica de placas.
– Avaliar os riscos associados às erupções vulcânicas e aos tremores de terra.
– Localizar, no globo, as regiões de maior atividade vulcânica e sísmica.
– Compreender a necessidade de cumprir as normas gerais de segurança para minimizar os efeitos da atividade interna da Terra.
– Relacionar dados da Planetologia e da Geofísica para a definição de modelos para a estrutura interna da Terra.
– Conhecer modelos da estrutura interna da Terra, baseados em critérios composicionais e em critérios reológicos.
Unidade 4 – A Geologia, problemas e materiais do quotidiano (10 aulas)
– Compreender a génese dos principais tipos de rochas (sedimentares, magmáticas e metamórficas).
– Classificar as rochas com base em critérios genéticos e texturais.
– Identificar a importância dos fósseis na datação das formações rochosas que os contêm.
– Aplicar princípios estratigráficos na resolução de exercícios concretos.
– Identificar recursos geológicos e respetiva aplicabilidade numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
– Desenvolver atitudes de valorização do património geológico (memória da Terra).
– Presença obrigatória em, pelo menos, 75 % das aulas sumariadas.
– Participação em todos os momentos de avaliação previstos ao longo do curso.
– Realização e apresentação de todos os trabalhos de avaliação efetuados no curso.
Certificado de participação