Curso Preparatório de Biologia e Geologia – Maiores de 23 anos

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Descrição


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Data Início
26/10/2024




Data Fim
03/05/2025




Cronograma




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Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


O objetivo principal deste curso consiste em expandir e nivelar conhecimentos e competências relativas à área científica da Biologia e Geologia/Ciências da Vida.
Espera-se que os estudantes se apropriem dos conceitos fundamentais inerentes aos sistemas vivos e geológicos que constituem, afinal, o objeto de estudo da Biologia e Geologia. Adicionalmente, deseja-se que os alunos reforcem algumas capacidades e competências próprias das ciências, e construam também um sistema de valores que lhes permita selecionar e assumir, conscientemente, as atitudes que considerem mais relevantes para a sua própria vivência ao longo quer da sua formação académica, quer da sua futura atividade profissional.


Módulo de Biologia

Diversidade biológica, intervenções antrópicas e dinâmica dos ecossistemas.
Hierarquia biológica e estrutura de ecossistemas.
Tipos de células: eucarióticas/procariótica, animais/vegetais.
Caracterização das biomoléculas (proteínas, glúcidos, lípidos e ácidos nucleicos).
Obtenção de matéria.
Ingestão e digestão (intracelular e extracelular).
Absorção em seres vivos heterotróficos.
Membrana celular (modelo do mosaico fluido) e processos de transporte transmembranar:
Transporte passivos (difusão, osmose…) e ativos.
Exocitose e endocitose.
Processos transmembranares e funções de organelos celulares.
Distribuição de matéria.
Mecanismos de transporte em plantas vasculares.
Mecanismos de abertura e fecho de estomas e de regulação de trocas gasosas com o meio externo.
Modelos de pressão radicular, adesão-coesão-tensão e fluxo de massa.
Sistemas de transporte em animais (insetos, anelídeos, peixes, anfíbios, aves, mamíferos).
Sistemas abertos e fechados,
Circulação simples/dupla e incompleta/completa.
Estruturas respiratórias (tegumento, traqueias, brânquias, pulmões) dos animais.
Adaptações do sistema de circulação às condições do meio em que vivem.
Composição de fluidos circulantes (sangue e linfa dos mamíferos) e sua função de transporte.
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos.
Processos em células eucarióticas e procarióticas:
Fermentação (alcoólica e láctica).
Respiração aeróbia.
Crescimento, renovação e diferenciação celular.
Estrutura e função dos diferentes tipos de ácidos nucleicos.
Processos de replicação, transcrição e tradução de ácidos nucleicos.
Informação genética:

Expressão proteica e metabolismo celular;

Mutações génicas.

Ciclo celular:

Mitose e citocinese em células animais e vegetais.

Reprodução.
Reprodução sexuada e assexuada.
Reprodução assexuada – processos: propagação vegetativa, fragmentação ou gemulação, esporulação…).
Reprodução sexuada:

Meiose: acontecimentos e fases.

Variabilidade biológica,

Ciclos de vida haplonte, diplonte e haplodiplonte.
Evolução biológica.
Génese de células eucarióticas: modelo autogénico e endossimbiótico.
Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo.
Processos de evolução (convergente/divergente…).
Sistemática dos seres vivos.
Sistemas de classificação fenético e filogenético.
Sistemas de classificação de Whittaker modificado e sistemas mais recentes.
Regras de nomenclatura biológica.

Módulo de Geologia

1- Sismologia e estrutura interna da Terra

1.1- Origem dos Sismos. Ondas sísmicas. Localização de epicentros

1.2- Magnitude e previsão de sismos

1.3- Estrutura interna da Terra. Propriedades físicas do interior da Terra. Composição da Terra

1.4- Distribuição dos sismos no mundo

2- Dinâmica da Litosfera

2.1- Wegener e a deriva continental

2.2- Manifestações do calor interno da terra

2.3- Convecção no manto. Movimento da litosfera

2.4- Topografia dos fundos oceânicos

2.5- Expansão dos fundos oceânicos. Teoria da Tectónica de Placas

2.6- Margens divergentes. Paleomagnetismo e velocidades das placas

2.7- Margens convergentes

2.8- Falhas transformantes

3- Minerais e Rochas

3.1- Minerais formadores de rochas

3.1.1- Composição e estrutura interna. Propriedades físicas

3.1.2- Os silicatos: Olivina, Granada, Piroxenas, Anfíbolas, Feldspatos, Micas, Quartzo

3.1.3- Minerais de argila e outros minerais

3.1.4- Importância dos minerais na sociedade

3.2- Rochas ígneas

3.2.1- Origem e evolução do magma. Propriedades dos magmas

3.2.2- Textura e modos de jazida das rochas ígneas. Paisagens

3.2.3- Variedades de rochas ígneas

3.2.4- Séries de Bowen e diferentes famílias de rochas ígneas

3.2.5- Vulcanismo

3.3- Rochas metamórficas

3.3.1- Fatores e tipos de metamorfismo. Processos metamórficos

3.3.2- Classificação de rochas metamórficas

3.3.3- Zonas metamórficas e minerais indicadores

3.3.4- Rochas metamórficas e tectónica de placas

3.4- Rochas sedimentares

3.4.1- Natureza e tipos de rochas sedimentares

3.4.2- Estruturas sedimentares

3.4.3- Meteorização

3.4.4- Diagénese




Em permanente articulação com as estratégias didáticas utilizadas pelo docente/formador, as atividades de avaliação das aprendizagens serão concebidas de modo a averiguar não só as construções conceptuais alcançadas pelos alunos, mas também a forma como tal aconteceu, os procedimentos realizados, as destrezas desenvolvidas e as atitudes reveladas. Nesta perspetiva, valorizar-se-ão os processos de observação e, para além dos testes e questionários, deverá recorrer-se a relatórios de atividades individuais e de grupo, portfolios, mapas conceptuais, entre outros.

Procurar-se-á que a avaliação se revista de funções diagnóstica, formativa e sumativa interdependentes e devidamente articuladas com as atividades de ensino-aprendizagem. Permitindo diagnosticar o ponto de partida dos alunos, a avaliação-diagnóstico orientará o docente/formador na análise crítica das propostas do programa e na seleção das estratégias mais adequadas para a sua implementação. A avaliação formativa possibilitará o acompanhamento permanente da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem, fornecendo elementos que o docente/formador deverá utilizar para reforçar, corrigir e incentivar a aprendizagem dos alunos.

A avaliação sumativa da classificação final do curso encontra-se mencionada a seguir:

Módulo de Biologia

1º Teste escrito individual (T1), abrange a matéria relativa às Unidades 1, 2, 3 e 4, correspondente a 5 aulas (40%);
2º Teste escrito individual (T2), abrange a matéria relativa às Unidades 5, 6, 7 e 8, correspondente a 5 aulas (40%);
Trabalho de grupo (TG) sobre tema do programa a atribuir no início do curso e que será apresentado e discutido com toda a turma na parte final do curso (20%).

O trabalho de grupo e os testes:

Estão cotados, cada um, numa escala de 0 – 20 valores;
São de realização obrigatória;
A não realização de qualquer destes elementos de avaliação é cotada com zero valores;
Não há nota mínima a ser cumprida em cada um destes elementos de avaliação;
Qualquer avaliação obtida em testes ou trabalhos não podem ser melhoradas posteriormente.

O cálculo da classificação final da avaliação sumativa será realizado utilizando a seguinte fórmula:

Nota Final Biologia (NF) = (T1 x 0,40) + (T2 x 0,40) + (TG x 0,20)

Módulo de Geologia:

1º Teste escrito individual (T1), abrange a matéria relativa às Unidades 1 e 2, correspondente a 5 aulas (40%);
2º Teste escrito individual (T2), abrange a matéria relativa à Unidade 3, correspondente a 5 aulas (40%);
Trabalho de grupo (TG) sobre tema do programa a atribuir no início do curso e que será apresentado e discutido com toda a turma na parte final do curso (20%).

O trabalho de grupo e os testes:

Estão cotados, cada um, numa escala de 0 – 20 valores;
São de realização obrigatória;
A não realização de qualquer destes elementos de avaliação é cotada com zero valores;
Não há nota mínima a ser cumprida em cada um destes elementos de avaliação;
Qualquer avaliação obtida em testes ou trabalhos não podem ser melhoradas posteriormente.

O cálculo da classificação final da avaliação sumativa será realizado utilizando a seguinte fórmula:

Nota Final Geologia (NF) = (T1 x 0,40) + (T2 x 0,40) + (TG x 0,20)


Certificado de avaliação


 

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