Descrição
Pessoas envolvidas na fileira do mel, designadamente produtores, grossistas, embaladores e de preferência técnicos apícolas. Interessados em iniciar a atividade em apicultura.
Pré-requisitos/condições de acesso:
De preferência ter o 12º ano na área de ciências.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar o aluno com os conhecimentos fundamentais sobre a biologia da abelha e as técnicas de maneio que lhe permitam instalar e manter de forma sustentável e saudável, um apiário de produção sob a influência dos mais diversos condicionalismos ambientais.
1- CARACTERIZAÇÃO GERAL
1.1- História da apicultura
1.2- Apicultura nacional
1.3. Enquadramento legal
1.4- Sistemática do género Apis
2- BIOLOGIA DA ABELHA
2.1- Organização da colónia
2.2- Anatomia e morfologia
2.3- Ciclo biológico das castas
2.4- Comportamento e comunicação
3- TÉCNICAS DE CRIAÇÃO
3.1- Instalação de um apiário
3.2- Equipamento apícola
3.3- Fixismo e mobilismo
3.4- Modelos de colmeia
3.5- Povoamento e condução das colónias
3.6- Produção de rainhas e de enxames
3.7- Alimentação artificial
4- PRODUTOS APÍCOLAS
4.1- Mel
4.2- Cera
4.3- Própolis
4.4- Geleia real
4.5- Veneno
4.6- Pólen
5- FLORA APÍCOLA
5.1- Principais espécies nacionais e sua distribuição geográfica
5.2- Matérias-primas recolhidas pelas abelhas
5.3- O pólen como marcador da origem botânica e geográfica do mel
6- SANIDADE E PATOLOGIA APÍCOLAS
6.1- Maneio preventivo
6.2- Doenças
6.3- Pragas
6.4- Predadores
7- POLINIZAÇÃO
7.1- Tipos de polinização
7.2- Fatores determinantes da eficiência de polinização
7.3- Maneio de colónias para polinização
AVALIAÇÃO:
1) Requisitos de admissibilidade para a realização da avaliação:
Só são admitidos às provas de avaliação os alunos que cumpram, cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Tenham assistido a um mínimo de 75% das horas de contacto efetivamente lecionadas.
B) Tenham informado o docente, até 24 horas antes da data das provas, da intenção de se submeter à avaliação.
Os alunos admitidos à avaliação podem optar pelos seguintes modos de avaliação:
a) Modo 1: Avaliação contínua;
b) Modo 2: Avaliação por exame
Modo 1: é o modo preferencial para avaliar os conhecimentos e consiste na realização de 2 (duas) provas escritas (PE1 e PE2) envolvendo as matérias lecionadas (teóricos e práticos) definidos para cada prova.
A classificação final (F) será calculada de acordo com a fórmula: F = (PE1+PE2)/2, sendo que PE1 e PE2 devem ser maiores ou iguais a 8,0 valores e F deve ser maior ou igual a 9,5 valores.
Os alunos que obtiveram classificação inferior a 8,0 valores em PE1 e/ou em PE2, ou que a ela (s) tenham faltado, podem ainda realizar a avaliação pelo Modo 2.
Modo 2: consiste na realização de uma prova escrita sobre a totalidade dos conteúdos programáticos lecionados (teóricos e práticos).
A classificação final corresponderá à que obtiverem nesta prova, devendo esta ser igual ou superior a 10 valores (arredondado ao valor inteiro mais próximo).
A frequência e/ou aprovação do curso acreditado internamente será certificado através de:
a) Um certificado de frequência a quem frequentou o curso sem avaliação (desde que o formando tenha estado presente em pelo menos 75% das horas de contacto);
b) Um certificado de formação contínua a quem frequentou, com avaliação e aprovação o curso;
c) Os alunos que não tenham assistido a pelo menos 75% das horas presenciais não têm direito a qualquer certificado.