Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Mostrar a importância da estatística na análise dos dados. Apresentar um conjunto de técnicas que permitam a descrição, análise e sintetização da informação estatística recolhida para se proceder a uma correta interpretação dos dados. Adquirir competências com o software estatístico SPSS.
INICIAÇÃO AO SPSS: procedimentos de análise e menus: organização de bases de dados, introdução e leitura dos dados, construção, seleção e transformação de variáveis. Edição de gráficos e tabelas, apresentação e manipulação de dados. Organização e exportação de ficheiros dos resultados.
Estatística Descritiva univariada e bivariada: principais métodos de descrição numérica e gráfica. Classificação de variáveis, tabelas de frequências e tipos de gráficos. Análise de correlação, associação, entre duas variáveis. Regressão Linear simples. Gráficos de dispersão com reta de regressão.
Testes de Hipóteses Paramétricos e não paramétricos Testes para a média, testes para a comparação de duas médias populacionais para amostras independentes e amostras emparelhadas. Teste para a igualdade de variâncias. O teste à normalidade de distribuições. Teste de qui-quadrado para a independência. Teste de Wilcoxon para a mediana populacional. Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney. Teste de McNemar. O teste de Kruskal-Wallis. Análise de Variância Simples e fatorial. Testes de comparações múltiplas.
1. BIBLIOGRAFIA
Maroco, J. (2011). Análise estatística, com utilização do SPSS (5ª edição), Edições Sílabo, Lisboa.
Pestana, M. H., Gageiro, J.N. (2003). Análise de Dados para as Ciências Sociais- a complementaridade do SPSS (3ª edição), Edições Sílabo, Lisboa
Reis E., (2001) Estatística Multivariada Aplicada, Edições Sílabo, Lisboa.
Hair, J, Anderson, R., Tatham, R., Black, W. (1995). Multivariate Data Analysis. Prentice-Hall.
O formando terá obrigatoriamente de assistir a 75% da carga horária total.
AVALIAÇÃO: O curso tem avaliação quantitativa e será passado um certificado de competências a quem tenha avaliação positiva e assiduidade superior a 75%.
Os formandos são sujeitos a avaliação quantitativa.
certificado de avaliação