Curso Avançado em Nutrição Pediátrica …dos -9(meses) aos 18(anos)!

Academia Clínicas Espregueira

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Descrição

A alimentação e a nutrição são fundamentais para a saúde e bem-estar em todas as fases da vida, mas é ao longo da Idade Pediátrica que estas assumem um papel determinante na promoção da saúde e na prevenção de inúmeras doenças crónicas.
“É mais fácil construir um menino do que consertar um homem.” – assim o disse Charles Chick Govin. De facto, as mais recentes evidências científicas demonstram que a programação da saúde futura do ser humano, tem início em fases precoces do desenvolvimento intrauterino e está diretamente dependente de fatores nutricionais. Neste contexto, reconhece-se que o estado nutricional da mulher mesmo antes da conceção, e a sua alimentação ao longo da gravidez e durante a amamentação, são cruciais para fornecer ao seu filho os nutrientes necessários para que ele atinja o seu potencial máximo na idade adulta. Igual impacto na expressão máxima do potencial de crescimento e de desenvolvimento físico e cognitivo, e na modulação individual do risco de doenças crónicas do adulto, têm os hábitos alimentares estabelecidos na primeira infância e consolidados até ao final da adolescência.
Assim, este curso avançado em Nutrição Pediátrica, tem por objetivo major capacitar os profissionais de saúde de ferramentas para uma adequada orientação e acompanhamento nutricional de grávidas, lactantes, crianças e adolescentes. Mais do que um curso de atualização, é um desafio a todos aqueles que desejam conhecer como a nutrição influencia a saúde das futuras gerações.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


– Capacitar os formandos de conhecimentos técnico-científicos no âmbito da nutrição e alimentação na preconceção, gravidez e lactação, assim como nos primeiros anos de vida, ao longo da infância e da adolescência;
– Reconhecer o conceito dos 1100 dias de vida e o impacto do estado nutricional da mulher e materno na programação metabólica fetal;
– Identificar as necessidades nutricionais e recomendações alimentares nos diferentes trimestres da gravidez e na lactação;
– Identificar as recomendações e benefícios do aleitamento materno, artificial e misto;
– Compreender a complexidade da avaliação, diagnóstico e intervenção nutricional em idade pediátrica;
– Reconhecer o impacto do estado nutricional no crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo;
– Identificar as particularidades do crescimento e desenvolvimento (deste os 0 aos 18 anos) e conhecer as respetivas necessidades e recomendações nutricionais e alimentares;
– Identificar as necessidades nutricionais e recomendações alimentares nas crianças em idade pré-escolar e escolar, e em adolescentes saudáveis;
– Avaliar a adequação de diferentes padrões alimentares na idade pré-escolar, escolar e adolescência;
– Identificar e conhecer como intervir nas perturbações do comportamento alimentar mais frequentes nesta faixa etária;
– Identificar o papel de uma intervenção nutricional adequada na promoção da saúde e bem-estar, e na prevenção de doenças típicas da idade adulta;
– Identificar as particularidades de contextos especiais (Alimentação Vegetariana, Alergia Alimentar e Desporto) e conhecer as respetivas necessidades e recomendações nutricionais e alimentares, contribuindo para um correto planeamento alimentar na criança e no adolescente;
– Conhecer o papel do nutricionista nas escolas, no âmbito da saúde pública e da restauração coletiva;
– Participar num workshop prático de preparação e confeção de refeições e lanches saudáveis adequados à faixa etária.


– Nutrição e alimentação nos primeiros 1100 dias de vida I
– Nutrição e alimentação nos primeiros 1100 dias de vida II
– Casos práticos
– Nutrição e alimentação na idade pré-escolar e escolar
– Casos práticos
– Nutrição e alimentação do Adolescente
– Nutrição Pediátrica: Contextos Especiais
– Alimentação Vegetariana
– Alergia Alimentar
– Alimentação da criança e do adolescente atletas
– O papel do nutricionista nas escolas
– Uma perspetiva na área da saúde pública/nutrição comunitária
– Uma perspetiva na área da restauração coletiva
– Workshop 1: “Não gosto de legumes”… e agora?
– Workshop 2: Lanches escolares – o que colocar na mochila das crianças?



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


A classificação final no curso resultará da classificação quantitativa obtida por exame final. A avaliação compreende as respostas a um exame de escolha múltipla com 20 perguntas. Cada resposta correta contribui com 1 valor para a classificação final. O exame será realizado no fim do curso.
A avaliação final de um curso é expressa através de uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores, considerando-se aprovação a obtenção de um mínimo de 10 valores.
A classificação final do curso pode ser acompanhada de uma menção qualitativa, expressa na seguinte escala: Suficiente (10 a 13), Bom (14 e 15), Muito bom (16 e 17) e Excelente (18 a 20).
De acordo com a legislação portuguesa (DL 42/2005 de 22 de fevereiro), as notas abaixo de 10, na escala de 0 a 20, implicam reprovação.
No final da ação será aplicado um instrumento de avaliação para aferição da satisfação dos participantes relativamente ao processo formativo e às condições de realização da ação, visando eventuais ações de melhoria.


No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os participantes que concluírem com aproveitamento a ação de formação. O referido certificado, assim como um diploma, serão disponibilizados em formato digital na área do participante, no site da Academia Clínica do Dragão, num prazo máximo de 30 dias úteis, após a data de término da ação. Caso o aluno não tenha aproveitamento será emitido um Certificado de Frequência de Formação Profissional.


 

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