Descrição
Profissionais responsáveis pela gestão , empresários, interessados, consultores, auditores internos, alunos, etc.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Aquisição de competências para gerir a segurança no trabalho no âmbito da prevenção COVID-19
1. Introdução
Conceitos e Definições Relevantes sobre SARS-COV-2 e COVID-19 e desenvolvimento histórico da pandemia – Causa raiz internacional/mundial.
O papel do gestor e do líder na prevenção da COVID19 no ambiente de trabalho.
2. Planeamento
Realização de diagnóstico para criação do planeamento e organização das actividades: Inventário dos riscos, perigos, fontes de riscos, criação de planos, estabelecer de circuitos, criação de acções para prevenir os riscos e protocolos de contingência.
Análise de oportunidades e riscos do negócio com as ações de gestão ao COVID-19.
Plano e matriz de comunicação, interna e externa.
3. Execução
Utilização correcta dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) – selecção, utilização, colocação/remoção e eliminação, registo do equipamento, prazos de validade
Utilização correcta dos EPC’s (Equipamentos de Proteção Colectiva) – placas, avisos, isolamento de áreas, demarcação para distanciamento.
Boas práticas de higienização (limpeza e desinfeção) das instalações e equipamentos, conforme os regulamentos OMS (Organização Mundial da Saúde), União Europeia e DGS (Direcção Geral de Saúde).
4. Monitorização
Criação de métodos de controlo diário para evitar relaxamento na prevenção dos riscos de contaminação COVID-19 -indicadores de desempenho, formulários, checklist, pautas, actas, entre outros métodos de controlo.
5 – Formação a distância (outros)
Avaliação do formando:
Assiduidade através do registo da “Folha de Presenças/Sumários” e, no caso da formação online síncrona, do “print screen” da lista de participantes da plataforma utilizada;
Participação através de discussão e análise de casos práticos
Avaliação da acção:
– Aplicação de questionário de avaliação de satisfação no final da acção, a preencher pelos formandos;
– Aplicação de questionário de avaliação pelo formador no final da acção (aprovação = 50%);
– Aplicação de questionário de avaliação do formador pela coordenação no pós formação