Descrição
O Coaching é uma ferramenta preponderante de desenvolvimento e de gestão do comportamento humano. Tem como objetivo levar o indivíduo ao estado desejado, através de mudanças e transformações sustentáveis com foco no aumento da performance e na melhoria de resultados.
É um processo de desenvolvimento de competências que recorre conhecimentos e ferramentas de variadas áreas do conhecimento como a Psicologia, as Neurociências, a Gestão, a Programação Neurolinguística (PNL), a Gestão de Recursos Humanos, a Antropologia, Sociologia, entre outras.
Enquanto fenómeno à escala mundial, o Coaching é uma filosofia de vida, um processo de desenvolvimento contínuo, e de aprendizagem que produz mudanças positivas e duradouras. Tratando-se de uma metodologia de melhoria comportamental, reflete a sua influência através da manifestação de recursos e de potencial para definir objetivos e alcançar metas, solucionar problemas e produzir um crescimento contínuo, maximizando resultados pessoais e profissionais.
A partir dos cinquenta anos inicia-se periodo de grandes mudanças que exige reflexão sobre o que se deseja para o futuro. Este novo ciclo representa um novo começo e o processo de coaching vai encorajar a que o individuo planeie, questione crenças e valores, perceba emoções vividas e resgate sonhos e projectos adormecidos.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Desenvolver e aperfeiçoar as competências chave para o uso do Coaching e integrar o desenvolvimento pessoal e a Programação Neurolinguística na prática do Auto-Coaching bem como experienciar técnicas de Coaching.
Proporcionar um auto-conhecimento potenciador de opções, acção e resultados para que viva esta fase de vida em toda a sua plenitude.
Módulo I – História e Evolução do Coaching
Coaching vs outras profissões de ajuda
Filosofia, história evolução e definição de Coaching
O Coaching e o Autocoaching
Papel do Coach e do Coachee
Metodologia do Coaching
As diversas vertentes do coaching (Life Coaching, Executive Coaching, Career Coaching, Coaching de Equipas e Coaching Ontológico)
Módulo II – Programação Neurolinguística
Coaching e PNL
Modelo de PNL
Como surgiu a PNL
Abordagens do PNL
Pressupostos do PNL
Roda da Vida
Plano de Vida
Crenças e desconstrução
Hierarquia de valores e Alinhar Valores
Emoções
Identificação de emoções
Módulo III – Plano de Vida +50
Traçar objetivos e metas
Chave para atingir objetivos realizáveis
Reformular Problemas em Objetivos
Modelos para traçar Objetivos
A linha do Tempo
Quem sou eu?
A zona de conforto
Do Sonho à Concretização
Estrutura de uma sessão de Coaching
Modelo para a sessão de coaching
Modelo para a sessão de auto-coaching
O propósito das perguntas
Tipo de perguntas
Código de ética na prática do coaching
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.