Burnout

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Descrição

No mundo do trabalho competitivo e exigente como o nosso, corremos o risco de, numa tentativa de melhorar cada vez mais a nossa performance e acreditando ter o domínio absoluto da situação, cair no exagero e ficar arrasados física e psicologicamente. A situação agrava-se dramaticamente, se a nossa atividade profissional exige um contacto ativo com pessoas, como é o caso dos médicos, enfermeiros, assistentes sociais ou professores, por exemplo.
A este quadro de exaustão física e emocional chama-se Síndrome de Burnout e os pacientes acabam por destruir as suas vidas pessoais e as suas carreiras, que, até então, enfrentavam com grande otimismo e determinação.
Este distúrbio não deve, porém, ser confundido com stress. No mínimo, será uma consequência grave deste, pois vai comprometer não apenas a vida pessoal, mas também a vida profissional e social do indivíduo, deixando-o incapacitado para o exercício das suas funções, repercutindo-se na sua relação com os outros e transformando-o, muitas vezes, numa pessoa negativa.
Os sintomas principais do Síndrome de Burnout são: cansaço emocional, desmotivação profissional, insensibilidade afetiva, apatia, desinteresse, depressão e falta de realização pessoal.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


O objetivo deste curso é dar a conhecer as características e as consequências do Síndrome de Burnout numa tentativa de prevenção junto dos profissionais mais expostos ou de uma terapia se o distúrbio já está instalado.


Módulo I – Enquadramento Teórico
Definição de Burnout
Modelos Teóricos Explicativos
Principais Fases no Desenvolvimento do Burnout
Causas do Burnout
Sintomas do Burnout
Consequências do Burnout

Módulo II – Instrumentos de Avaliação
Maslach Burnout Inventory (MBI)
. História de Evolução do MBI
. Descrição do MBI
. MBI Português
Outros Instrumentos de Avaliação

Módulo III – Estratégias de Intervenção para a Prevenção e Tratamento da Síndrome de Burnout
Níveis de Prevenção
Programas de Prevenção
Contextos de Aplicação
. Estratégias Individuais
. Estratégias Grupais
. Estratégias Organizacionais



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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