Descrição
O balanço de competências pressupõe que os sujeitos desenvolvam ao longo da sua existência conjuntos de competências – em sentido lato, compreendendo, por isso, saberes, saberes-fazer, saberes-ser e até saberes-tornar-se (…) (Imaginário, 1997) A necessidade dos indivíduos reconhecerem os saberes adquiridos ao longo da vida insere-se, particularmente, na importância de dar resposta às necessidades do mercado de trabalho cada vez mais exigente e em permanente mudança. As intervenções do balanço de competências abrangem todas as áreas da vida social humana. No entanto, são as competências profissionais que naturalmente se destacam, o que pode ser facilmente compreendido pelo facto de um terço da existência de cada indivíduo ser dedicada à preparação e exercício de papéis profissionais.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Este curso permitirá aos formandos analisar as suas competências profissionais e pessoais, tal como tomar conhecimento da melhor forma de gerir e rentabilizar as suas potencialidades emocionais e pró-ativas.
Módulo I – Inteligência e Competências
Inteligência Emocional
Quociente de Inteligência
Competências Emocionais
Competências Pessoais
Competências Sociais
Competências Organizacionais
Módulo II – Gestão de Emoções
Gestão das Próprias Emoções
Perceção Emocional e Reconhecimento das Expressões Faciais
Módulo III – Competências e Oportunidades
Competências Pró-ativas
Avaliação de Potencialidades e Competências
Liderança
Assertividade
Criatividade
Módulo IV – Os 4 Saberes
Articulação de Competências
Autoconceito
Autoimagem
Autoimagem e Autoestima
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.