Descrição
A avaliação é, sem dúvida, a área de maior tradição e desenvolvimento no campo da Neuropsicologia Clínica. Deve sempre preceder qualquer proposta de reabilitação eficaz para o paciente, seja ele criança, adulto ou idoso. Por este motivo, é muito importante ter uma formação de qualidade e rigorosa nos principais testes de avaliação nesta área da neuropsicológica.
Este curso tem curso objetivo principal a aquisição de competências fundamentais para prática clínica da avaliação neuropsicológica em diferentes patologias e em diferentes grupos etários (crianças, adultos e idosos).
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Adquirir competências fundamentais para prática clínica da avaliação neuropsicológica em diferentes patologias, desde a infância à idade adulta, incluindo as pessoas mais velhas.
Módulo I – Introdução à Neuropsicologia
Definição e Objetivos da Neuropsicologia
Principais Patologias Neurológicas
Fundamentos Históricos
Módulo II – Fundamentos da Avaliação Neuropsicológica
Objetivos e Exigências da Avaliação Neuropsicológica
Etapas da Avaliação Neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica Geral
Módulo III – Exame Neuropsicológico
O Neuropsicólogo e o seu Paciente
Entrevista Clínica em Neuropsicologia
Exame das Funções Cognitivas
Testes de Avaliação Neuropsicológica
Módulo IV – Avaliação Neuropsicológica Infantil
Desenvolvimento Cognitivo e Neurobiológica na Infância e Adolescência
Entrevista de Avaliação Neuropsicológica
Instrumentos de Avaliação Neuropsicológica na Infância e Adolescência Avaliação Neuropsicológica das Funções Executivas na Infância
Avaliação Neuropsicológica Infantil das Funções Visuoconstrutivas
Avaliação Neuropsicológica nas Perturbações do Desenvolvimento
Módulo V – Avaliação Neuropsicológica de Adultos
Aspetos Cognitivos e Neurobiológicos na Idade Adulta
Entrevista Clínica na Avaliação Neuropsicológica
Funções Neuropsicológicas e Instrumentos de Avaliação Neuropsicológica
Módulo VI – Avaliação Neuropsicológica em Idosos
Funções Cognitivas nos Idosos
Particularidades da Avaliação Neuropsicológica do Idoso
Entrevista Clínica e Relação Profissional com o Paciente Geriátrico
Testes Neuropsicológicos no Idoso
Módulo VII – Elaboração do Relatório de Avaliação Neuropsicológica
Modelos e Formatos do Relatório Neuropsicológico
Comunicação ao Paciente e Família
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
• TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
• PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
• AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.