Avaliação e Estimulação Cognitiva de Pessoas Idosas

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Descrição

O funcionamento cognitivo do idoso está relacionado com a sua saúde e com o seu bem-estar psicológico, sendo considerado um indício importante de envelhecimento ativo e de longevidade.
A estimulação cognitiva visa capacitar os pacientes e familiares a conviver com a situação atual do paciente e a diminuir e ou superar as deficiências cognitivas derivadas de lesões neurológicas, focando-se principalmente, na melhoria das funções cognitivas administrando treinos cognitivos.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Proporcionar aos formandos conhecimentos teórico-práticos no âmbito da estimulação e reabilitação cognitiva junto de pessoas idosas.


Módulo I – Avaliação da Função Cognitiva e Capacidade Funcional do Idoso
Definição de Gerontologia
Perspetiva Histórica da Gerontologia
Envelhecimento Demográfico
O Processo de Envelhecimento
Teorias do Envelhecimento
Alterações Associadas ao Envelhecimento: Alterações Fisiológicas e Psicológicas
Envelhecimento Ativo
Avaliação Gerontológica Multidimensional

Módulo II – Alterações Cognitivas em Idosos
Alterações no Sistema Nervoso Central advindas do Envelhecimento
Alterações da Medula Espinhal derivadas do Envelhecimento
Consequências Funcionais devido ao Envelhecimento da Medula Espinhal
Alterações Cognitivas – Défice Cognitivo Ligeiro e Principais Demências

Módulo III – Atividades de Estimulação Física, Cognitiva e Social
Animação de Idosos
A Motivação para a Animação
Animação nas Instituições
Planeamento e Acompanhamento das Atividades Socioculturais
Atividades de Animação Sociocultural
Terapia Ocupacional

Módulo IV – Programas de Intervenção Cognitiva Para Idosos com Demências
Demência vs. Défice Cognitivo Ligeiro
Avaliação da Cognição no Défice Cognitivo Ligeiro e na Demência
Intervenção Cognitiva
Programas de Intervenção Cognitiva Para Idosos

Módulo V – O Papel dos Cuidadores Informais
Prestação de Cuidados
O Cuidador Informal
Prestação de Cuidados Informais a Idosos com Demência



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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