Descrição
Com o curso de Auxiliar de Ação Educativa pretende-se formar profissionais capazes de prestar apoio nas diferentes fases do processo educativo das crianças para que o desenvolvimento da sua identidade seja valorizado num meio rico em experiências.
O auxiliar de ação educativa desempenha um importantíssimo papel no desenvolvimento das crianças, destacando-se algumas funções que são o pilar de todo o desenvolvimento pedagógico, físico e cognitivo das crianças:
• Apoiar o/a Educador/a de Infância no desenvolvimento das atividades pedagógicas e lúdicas;
• Preparar materiais e espaços para o desenvolvimento de atividades educativas;
• Proceder à preparação e execução das tarefas de rotina diária das crianças, apoiando-as nos cuidados de higiene e nas refeições;
• Acolher as crianças em momentos complementares do horário do responsável e substitui-lo nas suas faltas e impedimentos;
• Acompanhar as crianças quer dentro da instituição, quer nas saídas ao exterior;
• Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados;
• Prestar cuidados de higiene pessoal às crianças e auxiliá-las nestas tarefas e vigia-las garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Prestar cuidados a crianças com idade até aos 6 anos, incluindo crianças com necessidades Educativas Especiais, durante as suas atividades pedagógicas e de tempos livres, garantindo a sua segurança, bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado em todos os momentos da rotina diária.
Módulo I – Desenvolvimento Infantil
Principais Etapas do Desenvolvimento Infantil
Psicologia do Desenvolvimento
. Teoria de Piaget
. Teoria de Vygotsky
. Teoria de Freud
Módulo II – Educação Inclusiva
Refletindo sobre Educação
Conceito de Educação
História da Educação Especial
Normalização e Integração
Decreto-Lei N.º 319/91
Declaração de Salamanca
Decreto-Lei N.º 3/2008
Inclusão
Decreto-Lei N.º 54/2018
Perturbações Frequentes
Módulo III – Espaços, Materiais e Equipamentos
Compartimentos e Espaços em Creche e Jardim-de-Infância
Organização dos Espaços e Materiais na Creche
Organização do Espaço e dos Materiais no Jardim de Infância
Módulo IV – Técnicas Pedagógicas no Acompanhamento de Crianças
Creches
. Objetivos
. Organização do espaço físico e do material
. Atividades e rotinas
. Relações educador/assistente de ação educativa/criança/pais
. Funcionamento e aspetos organizativos
Jardins de Infância
. Objetivos
. Organização do espaço físico e do material
. Atividades e rotinas
. Relações educador/assistente de ação educativa/criança/pais
. Funcionamento e aspetos organizativos
Criança e Creche
. A importância da afetividade na creche
. Importância das rotinas na vida do bebé
. Adaptação da criança e da família à creche
. Recepção da criança
Criança e Jardim de Infância
. Processo de adaptação da criança ao jardim de infância
. Observação da criança no jardim de infância
. Relação da criança com o educador de infância
. Relação educador de infância/criança/família
Módulo V – Planificação de Atividades Pedagógicas
Trabalho de Equipa
CATL
Observação e Conhecimento Individualizado da Criança
Acompanhamento de Crianças no Exterior
Acompanhamento de Crianças à Praia e/ou Saídas
Participação na Promoção de Festas
Módulo VI – Expressão Motora e Musical
Expressão Motora
. Corpo
. A Consciência do Corpo
. O Esquema Corporal
. Eixos e Coordenadas do Movimento
. Movimento
. Objetivos Gerais da Expressão Motora
. Atividades
Expressão Musical
. Importância da Expressão Musical no Desenvolvimento da Criança
. Evolução Musical da criança
. Elementos Básicos da Música
. Linguagem Musical
. Instrumentos Musicais
. Técnicas de Utilização dos Instrumentos Musicais
. Construção de Instrumentos Musicais
. Trabalho Musical em Grupo
. Som e as suas características
. Atividades de Canto e Movimento
. Atividades Rítmicas
. Registos de Ritmos e Sons
Módulo VII – Expressão Plástica e Dramática
Expressão Plástica
. Definição
. Importância no Desenvolvimento da Criança
. Organização de Espaços, Tempos e Materiais
. Intervenção do Animador
. Expressão Livre
. Criatividade
Expressão Dramática
. Expressão Dramática e Desenvolvimento Pessoal
. Jogo Dramático
. Atividades
. Expressão Dramática e o Desenvolvimento Integral da Criança
. Expressão Dramática e a Função Simbólica
. Expressão Corporal
. Expressão Vocal e Verbal
Módulo VIII – Nutrição Infantil
Nutrição
Alimentação Equilibrada
Constituição dos Alimentos
Macronutrientes
Micronutrientes
Distribuição Calórica Aconselhável por Cinco Refeições Diárias
Funções da Alimentação
Roda dos Alimentos
Grupos dos Alimentos
Distribuição das Refeições
Preparação e Manipulação de Alimentos
Educação Alimentar
Alimentação Saudável em Idades Pediátricas
Distúrbios Alimentares na Infância
Módulo IX – Primeiros Socorros
Controlo Emocional
Medicação
Caixa de Primeiros Socorros
Formas de Atuação em Situações de Emergência
Recurso aos Serviços de Urgência
Acompanhamento aos Serviços de Urgência
110
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.