Ambientes Comerciais – Exposição do Produto e Atratividade

CCIPD – Câmara do Comercio e Industria de Ponta Delgada

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Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


CAPACITAR OS FORMANDOS A PLANEAR, DESENVOLVER E APLICAR ESTRATÉGIAS DE VITRINISMO, EXPOSIÇÃO DO PRODUTO, TÉCNICAS DE VISUAL MERCHANDISING E ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES COMERCIAIS, DE FORMA CRIATIVA, FUNCIONAL E ALINHADA À IDENTIDADE DA MARCA.


FUNDAMENTOS DO VITRINISMO E VISUAL MERCHANDISING
Conceitos base: vitrinismo, visual merchandising, ambiente de loja
– Funções da vitrine e do espaço como canal de comunicação
PSICOLOGIA DO CONSUMO, PERCEPÇÃO VISUAL E O MARKETING SENSORIAL
– Comportamento do consumidor no ponto de venda
– Os cinco sentidos humanos no ponto de venda.
– Cores, formas e estímulos visuais: o que atrai o olhar
– A experiência do cliente no espaço comercial
DESIGN VISUAL E COMPOSIÇÃO DE ESPAÇO
– Elementos do design visual: luz, cor, equilíbrio e simetria
– Elaboração de uma vitrine e zonas de destaque
– Técnicas de montagem e organização de produtos
ILUMINAÇÃO E AMBIENTES COMERCIAIS
– Tipos de iluminação e seus efeitos
– Luz como elemento de destaque e ambientação
LAYOUT DA LOJA E EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS
– Tipos de layout
– Zonas quentes e frias, circulação e fluxo de clientes
– Técnicas de exposição por tipo de produto
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM LOJA
– Como comunicar em loja (coleções, preço, épocas especificas, marcas e destaques)
– Como destacar o produto através de cartazes e destaques de preço;
PROJETO FINAL E APRESENTAÇÃO
Desenvolvimento e apresentação de um projeto de ambiente de loja e exposição do produto ou elaboração de uma vitrine.
ATIVIDADE PRÁTICA:
Cada grupo apresenta um projeto com:
– Conceito criativo – Moodboard – Layout ou maquete – Justificação das escolhas visuais



1 – Formação presencial/em sala (turma)


A avaliação da ação contempla:
Avaliação formativa, contínua (que assenta na observação de comportamentos e na aquisição conhecimentos.
Avaliação de reação/qualidade da formação:
– avaliação da ação pelos formandos;
– avaliação da ação pelo formador;
Avaliação de impacto na empresa (inquérito enviado posteriormente, 3 a 4 meses após o términus da formação e direcionado à chefia direta do formando).


Para efeitos de certificação, são considerados com aproveitamento os formandos que cumpram cumulativamente, 90% de assiduidade da formação e o critério da Avaliação da Ação.


 

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