A Promoção da Igualdade de Oportunidades nas PME

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Descrição

Face à atual necessidade de incremento de desenvolvimento económico acrescido ao facto das PME´s terem a possibilidade de acederem de diferentes formas aos Incentivos do PT 2020, inclusive com a criação de Postos de Trabalho e face ao facto de Portugal ter uma população jovem altamente qualificada em risco de emigração, e face às reduzidas taxas de natalidade registadas em Portugal colocando em risco a substituição de gerações e o desenvolvimento a médio e longo prazo da Economia Nacional, é necessário promover formação especifica na temática da Igualdade de Oportunidades no acesso ao Mercado de Trabalho direcionada para Empresários e futuros Empreendedores na promoção de uma Sociedade mais inclusiva e justa.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Informar empresários, investidores e público em geral da necessidade de se cumprir as disposições legais nacionais e europeias na promoção de igualdade de oportunidades ao Mercado de Trabalho qualificado para o incremento do desenvolvimento económico, confiança no futuro, combate à precariedade laboral e redução das taxas de emigração.


Módulo I – Introdução ao Tema da Igualdade de Oportunidades
A evolução histórica da Igualdade de Oportunidades: as mulheres, os homens e os estereótipos sociais
O conceito de igualdade de oportunidades- Enquadramento teórico
A situação dos homens e das mulheres no mercado de trabalho de Portugal e da Europa: emprego, família, salário e educação
Mecanismos de desigualdade: o paradigma masculino na organização do mundo laboral versus o paradigma feminino no mundo familiar
Intervenção para a mudança
O Metodologias de diagnóstico de desigualdade profissional: Intervenção do CITE

Módulo II – Novos desafios dos mercados numa Era de Globalização para o Meio Empresarial
Novos desafios dos mercados numa Era de Globalização
Legislação portuguesa e europeia
Como implementar um Plano de Igualdade de Oportunidades numa empresa
Estudos de caso
Boas Práticas
A igualdade de Gênero no quadro da Responsabilidade Social
A responsabilidade social do empregador: transparência e qualidade
A cidadania como motor da igualdade

Módulo III – A Necessidade de Promoção de Igualdade de Oportunidades no Meio Empresarial Nacional
Caracterização da situação económico-social nacional
Influência estratégica para a mudança de cultura empresarial do Programa Nacional de Reformas no incremento e reforço da Igualdade e Inclusão Social
O Apoio financeiro previsto na Medida Contrato Emprego, na Contratação de Desempregados do Sexo Sub-Representado em determinada profissão

Módulo IV – Incentivos do PT 2020 para a Promoção da Igualdade de Oportunidades
Necessidade de promover a criação de Portos de Trabalho e de forma legal
As prioridades do Programa Portugal 2020
O desafio da promoção da Igualdade de Oportunidades e o Processo de Seleção e aprovação de Candidaturas ao PT 2020 no incremento da qualidade do mercado de trabalho e na prevenção da desigualdade social
Estudo de um caso



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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