Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Na sequência das quatro edições do CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRESERVAÇÃO e VALORIZAÇÃO DO DOURO PATRIMÓNIO MUNDIAL, quer na adesão ao mesmo quer na avaliação dos formados plasmada nos relatórios, consideramos oportuno dar continuidade a esta iniciativa, com a introdução de diferentes abordagens aos módulos, o que exige uma nova creditação.
Tendo por base estes pressupostos, pensamos que, esta iniciativa poderá contribuir para o desenvolvimento de competências e para a sensibilização dos professores, para a preservação e valorização do Douro Património da UNESCO, onde é possível um desenvolvimento territorial sustentado e a promoção de estilos de vida saudáveis, para além de um conhecimento aprofundado do território e de estratégias para conservar a classificação de Património Mundial.
Consideramos que esta formação se deve destinar aos professores dos diferentes grupos disciplinares, como os de geografia, história, línguas, ciências naturais, matemática, artes, educação física, etc, dos ensinos Básico e Secundário, bem como aos profissionais do Ensino Pré-escolar, uma vez que todos estão ou poderão ser envolvidos nestas problemáticas de responsabilidade social.
Com este evento pretendemos criar um espaço de formação e atualização, com vista a um melhor desempenho profissional dos professores das escolas da região do ADV, bem como consolidar o papel da UTAD na região e no país enquanto motor de desenvolvimento.
Uma vez que as temáticas abordadas neste curso de formação estão agora contempladas na nova disciplina de Educação para a Cidadania gostaríamos de ver esta formação creditada como especifica para todos os grupos disciplinares.
Este ano o curso será misto, com sessões presenciais e sessões online, devido aos ainda existentes constrangimentos resultantes da Covid 19.
Apresentamos de seguida os conteúdos que pretendemos desenvolver descriminando o número de horas para cada sessão.
– Gastronomia e vinhos do Douro “– 3H (Alice Vilela)
? Estratégias para a preservação e valorização do Douro Património Mundial – 5H (Maria João Amaral, Isilda Rodrigues)
? César Rodrigues – 3H (Inteligência Emocional)
? Natália Fauvrelle – 6H (Quintas no Douro: História, Património e Desenvolvimento)
? Douro Património Mundial – Saída de Campo – 8H (Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo)
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
A avaliação expressar-se-á de forma quantitativa utilizando a escala de 1 a 10 valores tendo por base um relatório crítico individual.
Os critérios de avaliação do relatório são os seguintes:
? critérios formais (10%): extensão (até 5 páginas A4), tipo de letra (Times New Roman 11), alinhamento (justificado) e espaçamento (1,5), devendo ser entregue em PDF;
? reflexão crítica (90%) – balanço global da formação + aplicabilidade das temáticas + sugestões.
Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso.
CCPFC/ACC-111162/21