0884- Marketing Operacional

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Descrição


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Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final da Formação os Formandos/as estarão aptos a implementar estratégias e técnicas operacionais de Marketing.


Marketing operacional – 25h

Merchandising
Introdução
Consumidor/comprador
Necessidades e motivações do consumidor
Critérios essenciais de seleção de uma loja
Trajeto e comportamento do cliente no ponto de venda
Tipo de compra

Otimização do espaço comercial
Organização do espaço de venda
Noção de secção e família
Noção de layout, linear e facing
Tipos de implementação
Gestão do linear e rentabilidade
Política de sortido

Exposição, reposição e multi-reposição
Técnicas de reposição
Organização do espaço de venda
Lineares
Gôndolas
Ilhas
Espaços quentes e espaços frios no ponto de venda
Secções
Famílias
Maximização do m2 no linear
Maximização da frente do linear
Número de frentes por produto
Exposição vertical e horizontal

Animação
Animação permanente e intermitente
Técnicas e materiais a utilizar
Pesquisa de temas e organização do plano anual de temas

Embalagem no linear
Importância do design e da cor
Impacto visual
Etiquetagem
Simbologia promocional

Meios de divulgação



1 – Formação presencial/em sala (turma)


A avaliação compreende duas componentes fundamentais: Avaliação da Aprendizagem e Avaliação do Processo Formativo.

Avaliação da Aprendizagem
Avaliação diagnóstica, a realizar no início da formação, cujo objetivo é aferir os conhecimentos à partida, no sentido de melhor adequar os métodos e técnicas pedagógicas às necessidades específicas dos/as formandos/as;
Avaliação formativa, a realizar no final de cada módulo de formação, com base na assiduidade, pontualidade, motivação, participação, trabalho em equipa e resolução de exercícios por parte do formando, ao longo do curso, que traduzem a Expressão e compreensão escrita/oral, bem como a aplicação de competências gramaticais. A avaliação formativa corresponderá a 60% do total da nota final do curso, que será baseada na média aritmética das classificações finais de todas as Unidades/Módulos de formação;
Avaliação sumativa, a realizar no final da formação, com base na capacidade de trabalhar em Equipa e de execução do Trabalho Prático e ou teste de conhecimentos. A avaliação sumativa corresponderá a 40% do total da nota final do curso.
Considera-se que o formando tem aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ou superior a 10 valores e tendo registado uma assiduidade mínima de 90% sobre a duração total do curso.

A classificação da avaliação dos resultados da aprendizagem de cada formando é expressa através da atribuição de uma menção qualitativa e de uma classificação de acordo com a seguinte escala:
Muito insuficiente – de 0 a 4 valores
Insuficiente – de 5 a 9 valores
Suficiente – de 10 a 12 valores
Bom – de 13 a 16 valores
Muito Bom – de 17 a 20 valores

Avaliação do Processo Formativo
A avaliação do processo compreende a auscultação de todos/as os/as intervenientes. Formandos/as, Formadores/as e Coordenação Pedagógica, aferindo nomeadamente metodologias utilizadas pelo/a formador/a e os conteúdos programáticos, organização do curso, condições da sala, desempenho do/a coordenador/a e satisfação com a formação.


De acordo com os critérios de avaliação definidos, serão emitidos os seguintes certificados:
– Um certificado comprovativo da frequência da ação aos/às formandos/as que não tenham cumprido os critérios de avaliação estabelecidos;
– Um certificado de qualificação aos/as formandos/as que concluam a ação com aproveitamento, que tenham cumprido os critérios de avaliação e com assiduidade superior a 90% da carga horária, de acordo com o estabelecido no nº 1 do art.º 39 da Portaria 283/2011 de 24 de outubro, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
Os modelos de certificado são os aprovados pela Portaria n.º 199/2011, de 19 de maio.


 

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