Após o período de instabilidade da pandemia, o mercado de trabalho retomou as atividades e deve entrar um período de aceleração de contratações. Essa é uma das conclusões da edição 2023 do guia salarial da Robert Half, lançado na semana passada.
De acordo com o relatório, que está em sua 15ª edição, as habilidades com dados seguirão em alta nas contratações de profissionais de marketing e vendas. Segundo a diretora da empresa, Carolina Cabral, profissionais data-driven, com conhecimento de softwares e pensamento criativo serão altamente demandados.
Profissionais querem flexibilidade
A pesquisa apontou como as transformações de trabalho geradas pela pandemia acabaram trazendo mudanças profundas nos desejos dos profissionais. Entre os trabalhadores, 77% consideram o regime híbrido de trabalho (com dias de presença no escritório e outros em home office) como o modelo ideal.
O modelo híbrido supera com folga o trabalho presencial (citado como o ideal por apenas 6% dos pesquisados) e o home office integral, que detém a preferência de 17%.
Segundo a consultoria, o modelo de trabalho é o atributo que mais pesa na hora de optar por uma vaga, sendo item primordial para 43% dos trabalhos. Em seguida vem o salário, citado como elemento mais importante para 32%, enquanto 17% citaram os benefícios oferecidos pelas empresas.
Profissões em alta em 2023
O guia da Robert Half também mapeou as carreiras e cargos de marketing e vendas que devem demandar mais contratações no próximo ano. São elas:
Executivo de contas
Coordenador de marketing digital
Gerente de e-commerce
Gerente de marketing digital
Analista de marketing digital
CRM UX
Inside sales
Analista de inteligência de mercado
Analista de inteligência de negócios
Segmentos que mais lideram as contratações
De acordo com a consultoria, os setores do mercado que lideram as contratações e aberturas de vagas são bens de consumo, varejo, tecnologia, startups, healthcare, agronegócio e logística.